Redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cabeamento estruturado.


Técnica de disposição de cabos em um edifício caracterizado por uma configuração topológica flexível, facilitando a instalação e o planejamento de redes locais.

Cabo UTP

Tipo de cabo mais utilizado nas topologias de redes de computadores atuais.

Composto por quatro pares trançados entre si atingindo a velocidade de 155 milhões de bytes por segundo (155mbp/s).Pode alcançar até 100 metros entre duas conexões dentro da categoria 5.



[pic]


Cabo par trançado UTP com 8 pares.



Tipos de cabeamentos

Cabo coaxial

O primeiro tipo de cabeamento que surgiu no mercado foi o cabo coaxial. Há alguns anos, esse cabo era o que havia de mais avançado, sendo que a troca de dados entre dois computadores era coisa do futuro. Até hoje existem váriostipos de cabos coaxiais, cada um com suas características especificas. Alguns são melhores para transmissão em alta freqüência, outro tem atenuação mais baixa e outros são imunes a interferências.

O cabo coaxial pode ser usado em ligações ponto a ponto ou multiponto. A ligação do cabo coaxial causa reflexões devido à impedância não infinita do conector. A colocação destes conectores, emligação multiponto de ser controlada de forma a garantir que as reflexões não desapareçam em fase de um valor significativo.

A maioria dos sistemas de transmissão de banda base utiliza cabos de impedância com características de 50 Ohms, geralmente usados em TV a cabo e me redes de banda larga. Isso se deve ao fato de transmissão em banda sofre menos reflexões, devido às capacitâncias introduzidas nasligações ao cabo de 50 Ohms.

Os cabos coaxiais possuem uma maior imunidade a ruídos eletromagnéticos de baixa freqüência e, por isso, eram o meio de transmissão mais usado mais usado em rede

O cabo coaxial pode ser usado em ligações ponto a ponto ou multiponto. A ligação do cabo coaxial causa reflexões devido à impedância não infinita do conector. A colocação destes conectores, em ligaçãomultiponto de ser controlada de forma a garantir que as reflexões não desapareçam em fase de um valor significativo.

A maioria dos sistemas de transmissão de banda base utiliza cabos de impedância com características de 50 Ohms, geralmente usados em TV a cabo e me redes de banda larga. Isso se deve ao fato de transmissão em banda sofre menos reflexões, devido às capacitâncias introduzidas nasligações ao cabo de 50 Ohms.

Os cabos coaxiais possuem uma maior imunidade a ruídos eletromagnéticos de baixa freqüência e, por isso, eram o meio de transmissão mais usado mais usado em redes locais.

Par trançado

UTP-STP

Com o passar do tempo, surgiu o cabeamento de par trançado. Esse tipo de cabo tornou-se muito usado devido à falta de flexibilidade de outros cabos e por causa necessidadede ser ter um meio físico que conseguisse uma taxa de transmissão alta e mais rápida. Os cabos de par trançado possuem dois ou mais fios entrelaçados em forma de espiral e, por isso reduzem o ruído e mantém constantes as propriedades elétricas do meio, em todo seu comprimento.

A desvantagem deste cabo, que pode ser transmissão tanto analógica quanto digital, é sua suscetibilidade àsinterferências a ruídos (eletromagnéticos e radiofreqüências). Esses efeitos podem ser minimizados com blindagem adequada. A ligação de nós ao cabo é também extremamente simples e de baixo custo. Esse cabo se adapta muito bem às redes com topologia estrela, onde as taxas de dados mais elevadas permitidas por ele e pela fibra óptica ultrapassam, e muito, a capacidade das chaves disponíveis com a tecnologiaatual. Hoje em dia, o par trançado também está sendo usado com sucesso em conjunto com sistemas ATM para viabilizar o tráfego de dados a uma velocidade extremamente alta: 155megabits/seg.

Classificação de par trançado

|Categoria |Velocidade |Mídia do cabo |Conector |Uso |Ponto E |
|Categoria 3 |Até 10 Mbps |UTP 4...
tracking img