Aquecimento global

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EFEITO ESTUFA
O Efeito Estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera.Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo liberado ao espaço.
O Efeito Estufa tem sido a causa da evolução do clima ao longo dos tempos. Embora a sua evolução seja natural, nos últimos tempos o homemtem sido grande responsável uma vez que a população mundial tem aumentado e consequentemente, registou-se um aumento de 25 % de dióxido de carbono (CO).
EFEITO ESTUFA NA ATMOSFERA
Este aumento deve-se especialmente à combustão de combustíveis fósseis, a desflorestação, ao número crescente de indústrias e ao consumismo desmesurado.O Efeito Estufa provoca um desequilíbrio no sistema natural daTerra pelo que é urgente se reduzirem as emissões dos gases prejudiciais e propor alternativas.
PONTOS POSITIVOS
O Efeito Estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Ele sozinho não é ruim, já que permite que a Terra fique aquecida o suficiente para que a vida continue.
PONTOS NEGATIVOS.
MUDANÇAS AMBIENTAIS.
Oaquecimento global pode trazer conseqüências graves para todo o planeta – incluindo plantas, animais e seres humanos. A retenção de calor na superfície terrestre pode influenciar fortemente o regime de chuvas e secas em várias partes do planeta, afetando plantações e florestas.
Algumas florestas podem sofrer processo de desertificação, enquanto plantações podem ser destruídas por alagamentos. Oresultado disso é o movimento migratório de animais e seres humanos, escassez de comida, aumento do risco de extinção de várias espécies animais e vegetais, e aumento do número de mortes por desnutrição.
Outro grande risco do aquecimento global é o derretimento das placas de gelo da Antártica. Esse derretimento já vem acontecendo há milhares de anos, por um lento processo natural. Mas a ação do homem eo efeito estufa aceleraram o processo e o tornaram imprevisível.
A calota de gelo ocidental da Antártida está derretendo a uma velocidade de 250 quilômetros cúbicos por ano, elevando o nível dos oceanos em 0,2 milímetros a cada 12 meses. O degelo desta calota pode fazer os oceanos subirem até 4,9 metros, cobrindo vastas áreas litorâneas pelo mundo e ilhas inteiras. Os resultados também sãoescassez de comida, disseminação de doenças e mortes.
O aquecimento global pode ser considerado responsável por 150 mil mortes a cada ano em todo o mundo, devido a ondas de calor, inundações, e doenças acarretadas por catástrofes naturais – como furacões e grandes tempestades, que se tornam mais comuns com as mudanças climáticas,exemplo disto foi o furacão Katrina.
Dia 29 de agosto de 2005, o Katrinachegou , e deixou uma população em desespero, pois tinham somente 36 horas para abandonar tudo e se deslocar para outra cidade a quilômetros de distância, assim foi em New Orleans nos Estados Unidos, com o alerta de aproximação do Katrina, um dos mais potentes furacões dos últimos anos, com rajadas de ventos de 280 km por hora, resultando em milhares de mortos e uma região destruida.
E o maisrecente caso,do furacão Sandy,em Nova York.
DOENÇAS QUE O AUMENTO DO EFEITO ESTUFA PODE CAUSAR.
Entre os problemas listados estão a diminuição na disponibilidade de água potável, desastres naturais e aumento de problemas cardiovasculares e respiratórios decorrentes da maior intensidade e duração das ondas de calor.
As mudanças climáticas (aumento da temperatura, tempestades, secas e desastresnaturais) podem causar danos à saúde humana que vão desde viroses até problemas cardíacos. Uma das piores conseqüências previstas pela OMS no longo prazo é a expansão de doenças tropicais - como malária, dengue, febre amarela, cólera, salmoneloses, leishmaniose, leptospirose e infecção por hantavírus - para regiões temperadas. Aquecimento faz insetos picarem mais vezes.
O mar mais quente também...
tracking img