Redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Definir LAN, MAN, WAN e WLAN.
LAN – (significa Local Area Network, ou Rede Local). Trata-se de um conjunto de computadores que pertencem a uma mesma organização e que estão ligados entre eles numa pequena área geográfica por uma rede, freqüentemente através de uma mesma tecnologia (a mais usada é a Ethernet). Uma rede local representa uma rede na sua forma mais simples. A velocidade detransferência de dados de uma rede local pode variar entre 10 Mbps (para uma rede ethernet, por exemplo) e um Gbps (em FDDI ou Gigabit Ethernet, por exemplo). A dimensão de uma rede local pode atingir até 100 ou mesmo 1000 utilizadores.
MAN – (Metropolitan Area Network, ou redes metropolitanas) interligam várias LAN geograficamente próximas (no máximo, a algumas dezenas de quilômetros) a altasvelocidades. Assim, uma MAN permite a dois nós distantes comunicação como se fizessem parte de uma mesma rede local.
Uma MAN é formada por comutadores ou switches interligados com links de alta velocidade (em geral em fibra óptica).
WAN – (Wide Area Network ou rede vasta) interconecta várias LANs através de grandes distâncias geográficas. A velocidade disponível em uma WAN varia de acordo com ocusto das ligações (que aumenta com a distância) e pode ser baixa. WANs operar usando roteadores, que podem "escolher" o caminho mais adequado para os dados a seguir para chegar a um nó da rede. O mais conhecido dos WAN é a Internet.
WLAN – A rede local sem fios (Wireless Local Area Network) é uma rede que permite cobrir o equivalente de uma rede local de empresa, ou seja, um alcance de uma centenade metros. Permite ligar os terminais presentes na zona de cobertura.
2. Identificar e definir três benefícios das redes sem fio.
Mobilidade – Acesso a informação em tempo real em qualquer lugar da organização

Instalação Rápida e Simples – Instalar uma rede wireless pode ser rápido e fácil, além de eliminar a necessidade de atravessar cabos através de paredes e andares

Flexibilidade –Permite que as redes cheguem a lugares em que os cabos não possam ir.

3. Definir Protocolo. Dê exemplos de Protocolos de Redes de Computadores.
Um protocolo é um método standard que permite a comunicação entre processos (que se executam eventualmente em diferentes máquinas), isto é, um conjunto de regras e procedimentos a respeitar para emitir e receber dados numa rede. Existem vários, deacordo com o que se espera da comunicação. Certos protocolos, por exemplo, serão especializados na troca de ficheiros (o FTP). Um protocolo define unicamente a maneira pela qual as máquinas devem comunicar, quer dizer, a forma e a seqüência dos dados a trocar.
Exemplos:
IRC: (Internet Relay Chat) é um protocolo de comunicação utilizado na Internet.
SMTP: (Simple Mail Transfer Protocol) é oprotocolo padrão para envio de e-mails através da Internet.
FTP: (File Transfer Protocol) é um protocolo de transferência de arquivos.
4. Que tipo de endereçamento utilizam os dispositivos de rede Bridge (ponte), Hub, Roteador e Switch?
Uma bridge toma decisões inteligentes em uma rede como:
* Passar ou não sinais para o próximo segmento em rede.
* Analisa pacotes que entram e encaminhaou descarta de acordo com as informações de endereçamento.
* Coletar e repassar pacotes entre dois segmentos de redes
* Manter as tabelas de endereços.

Os Hubs são considerados dispositivo de uma camada porque apenas regeneram o sinal e o transmitem suas portas, ou seja, os hubs podem ser classificados em ativos ou passivos. Ativo para obter energia de uma fonte de alimentação pararegenerar os sinais de redes, os passivos simplesmente repartem o sinal entre vários usuários.
Os roteadores são responsáveis por examinar pacotes de entrada, escolher o melhor caminho para eles através da rede e depois comutar os pacotes para a porta de saída apropriada, com essa função o roteador são os dispositivos de controle de tráfego mais importantes nas grandes redes.
Uma switch é um...
tracking img