Redes sociais e o poder do consumidor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O consumo pode ser considerado o catalisador econômico da sociedade. É possível argumentar que toda a estrutura econômica da sociedade contemporânea é erigida para atender às necessidades (e vontades) de consumo da população. Com efeito, o componente mais importante do Produto Interno Bruto (PIB) de economias consideradas maduras é o consumo das famílias (Gráfico 1).



Nessecontexto, o estudo do comportamento do consumidor é essencial para que as organizações consigam desenvolver seus negócios. Como os consumidores têm perfil heterogêneo, as organizações precisam analisar todo o “processo mental” que envolve o consumo – ou seja, as influências internas e externas que levam um ou mais indivíduos a tomarem a decisão de comprar.

Nas influências internas, é precisocompreender o processo motivacional da compra – a satisfação de necessidades, o atendimento a desejos pessoais –, os estímulos e filtros perceptivos que influenciam os consumidores. Nas influências externas, é importante estudar como os aspectos culturais, sociais, econômicos, políticos, normativos e tecnológicos afetam o consumo.

Neste trabalho, iremos destacar a influência do fator tecnológico– em particular o surgimento e o desenvolvimento da internet e das redes sociais. Os principais objetivos são: (1) demonstrar como a internet vem ganhando preponderância como fator influenciador do processo decisório do consumo; e (2) analisar como as redes sociais têm agilizado e, portanto, potencializado a comunicação “boca-a-boca”, avaliando os seus efeitos sobre as decisões de consumo.A força das redes sociais

Os hábitos do consumo não são estáticos. Mudam para se adaptar às características dinâmicas do ambiente. A introdução e o desenvolvimento de novas tecnologias representam um dos principais fatores a conferir dinamismo ao ambiente de negócios e a influenciar o comportamento dos consumidores.

Nas últimas décadas, a popularização da informática e o advento da internetamplificaram a importância e a influência da tecnologia no ambiente de negócios e no comportamento dos consumidores. Com efeito, pesquisas recentes revelam que a internet conta com mais de 80 milhões de usuários brasileiros com idade superior a 16 anos – quase o dobro do número de usuários de cinco anos atrás (IAB, 2011).


Ademais, a internet passou a representar a principal fonte deinformação e de entretenimento pessoal. Pesquisa realizada pelo IAB/Brasil no começo de 2012 revelou que a internet é de longe a mais utilizada das mídias nos lares brasileiro, tendo superado a televisão (Gráfico 2).



Levantamento mais detalhado (IAB, 2012) revela que 62% da população utiliza seu tempo livre com alguma atividade que envolva acesso à internet (Gráfico 3); e que a internet alcançaníveis elevados de penetração em todas as faixas etárias, em todas as classes de renda e em todas as regiões do País (Gráfico 4). Ademais, vale notar que aproximadamente um entre quatro usuários que utilizam seu tempo livre com atividades ligadas à internet está conectado a redes sociais (Gráfico 5).



Assim, parece claro que a internet é um fator influenciador em ascensão e de peso já bastanteconsiderável no comportamento da população. As redes sociais, em particular, representam um novo (e poderoso) formato de grupo de referência, sobretudo de caráter associativo, com grande capacidade difusora de informação, como abordaremos no tópico a seguir.










O compartilhamento de informação nas redes sociais

A internet tornou-se uma fonte rápida e eficaz de procura deinformações – ainda que, por vezes, careça de confiabilidade. Com efeito, basta paramos para lembrar quando foi a última vez que em que recorremos àquele pesado e empoeirado dicionário para conferirmos o significado de alguma palavra. Muito mais recorrente tem sido o uso de dicionários consultados on-line e, principalmente, dos sites de pesquisa como Google e Yahoo. A importância da internet...
tracking img