Software livre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO:
Software Livre como Posicionamento Vantajoso para as Organizações

A tecnologia da informação tem tomado uma importância para as empresas como nunca se tinha visto antes, pois através dela é possível ter agilidade intensa na comunicação.
Ultimamente o software livre tem sido amplamente estudado e disponibilizado seu uso nas empresas. Dúvidas são frequentes quanto ao desenvolvimento eutilização dessa ferramenta de forma que se obtenham benefícios.
Muitos gestores demonstram descrédito se este software é realmente livre e que não veem vantagens em utiliza-lo como estratégia nas empresas optando pelos chamados “softwares proprietários” como, por exemplo, os sistemas operacionais e softwares produzidos pela Microsoft.
Em contrapartida o uso do software livre vêm crescendo esurgindo como opção viável em entidades de diversos segmentos bem como usuários domésticos.
Hoje, saber identificar ferramentas vantajosas com o objetivo de se destacar é vista como uma grade estratégia competitiva. Contudo, devido ao aprisionamento tecnológico promovido pelo modelo pago usuários diversos tem dificuldade de lançar mão do software livre. O caminho é mostrar através de demonstraçõeseconômicas e viabilidades técnicas o caminho para a quebra de paradigmas entre usuários gerais, conquistando assim independência tecnológica.
1. CONCEITOS DE SOFTWARE LIVRE E PROPRIETÁRIO
1.1 Software Livre
Mais antigo que o conceito de software proprietário o software livre possui duas expressões em inglês: Free Software e Open Source Software, referindo-se a liberdade do usuário em executar,distribuir, modificar e repassar para as outras pessoas as alterações feitas no programa. Para que isto ocorra é preciso ter acesso ao código-fonte do programa e através dele se fazer melhorias e assim beneficiar o público em geral. Importante ressaltar que o fato de o software ser livre não quer dizer que é gratuito, pois o usuário que fizer uma modificação pode cobrar ou não pelo repasse doprograma alterado.
1.2 Software Proprietário
O software proprietário é um programa ou conjunto de programas que pertencem a uma pessoa ou empresa e são protegidos por patentes, direitos autorais, marcas registradas e outros. O usuário que adquire tal produto na verdade possui apenas uma licença de uso. Este tipo de comercialização tem dominado o mundo da tecnologia.

2. UTILIZAÇÃO DO SOFTWARECOMO VANTAGEM COMPETITIVA
São muitas as vantagens de se ter um software livre, dentre elas destacam-se os motivos técnicos, ideológicos, sociológicos e econômicos, sendo este último a principal motivação para o uso deste tipo de software em seguida a motivação técnica que destacamos a flexibilidade e a qualidade como pontos a considerar.
Toda a alternativa que vise reduzir o poder de umfornecedor, reduzir custos, diferenciar produtos ou serviços, ou oferecer maior segurança e confiabilidade nos processos é alcançar uma vantagem estratégica. Sendo assim, estes são os pontos que tornam o software livre uma ferramenta competitiva.
2.1 Redução do Poder do Fornecedor
O domínio da Microsoft está sendo ameaçado pelo crescimento do uso do software livre, manter-se refém de um únicofornecedor poderá é criar barreiras contra as mudanças.
A extinção de um fornecedor de software deixa seus clientes de mãos atadas, pois seu sistema fica sem suporte. Com o uso do software livre se ocorrer o mesmo, seus clientes podem optar por continuar utilizando a mesma distribuição.
Muitos dizem que a utilização de software livre pode gerar custos elevados, porem estes custos são de curto prazo jáque estes sistemas são livres de licenças economizando em hardware e segurança.
2.2 Segurança
Um dos destaques do software livre e que muitos tentam derrubá-lo é a segurança, pois dizem que se o código-fonte se encontra aberto poderá ser alterado por qualquer um, porem é importante dizer que este pode ser adaptado e modificado de acordo com a necessidade e habilidade do programador.
Com...
tracking img