Redes sociais e o marketing de inovações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
REDES SOCIAIS E O MARKETING DE INOVAÇÕES

O autor aborda o entendimento da adoção de novas tecnologias pelos consumidores devido à velocidade do surgimento de novas tecnologias.
O ponto principal é a abordagem do marketing e os desafios criados pela necessidade de criar diferentes perfis, através da necessidade de sensibilizar o consumidor.
Ao mesmo tempo em que a inovação tecnológica exigenovas abordagens para o marketing, proporciona novos canais de comunicação com os consumidores. O exemplo das ferramentas como o email, programas de mensagens instantâneas e voice-over-IP trazem maiores oportunidades para a geração de relacionamentos e manutenção de interação entre indivíduos. Essas novas formas de comunicação, baseadas na internet, podem ter um impacto relevante na propagação deum produto do marketing por meio do marketing boca a boca, que é considerado por Goldberg et.al (2000) um fenômeno ao mesmo tempo difundido e intrigante.
Em relação ao marketing boca a boca num contexto de redes sociais, o artigo procura avaliar a difusão de novas tecnologias, em um ambiente em que os produtos têm um ciclo de vida cada vez menor, é relevante identificar possíveis estratégias parao aumento da velocidade de adoção de tecnologias para o consumidor. A complexidade da avaliação empírica das interações dentro das redes sociais dificulta a analise de influencias individuais no processo em marketing, métodos tradicionais de marketing como analise fatorial e regressão múltipla, utilizam métodos que podem não extrair relacionamentos mais complexos, alem disso, o aumento do podercomputacional possibilita que comportamentos não-lineares sejam simulados diversas e em diversas iterações permitindo a geração de varias possíveis situações.
Considerando o caso especifico de estudo de novas tecnologias, dificilmente seria possível a estimação de comportamento futuro baseado em dados empíricos históricos, por pelo menos dois motivos:
1. A condição inicial das tecnologiaspassadas tem baixa probabilidade de se manterem constantes para o estudo de tecnologias futuras
2. Os mecanismos de difusão de informação e canais de marketing podem variar consideravelmente em um curto espaço de tempo. Por exemplo, blogs especializados constituem um novo canal de difusão de informação, constituindo potenciais alvos para a atuação do marketing boca a boca.
Outra vantagem estáassociada à possibilidade de investigação de um fenômeno sob condições controladas, uma vez que não existem incertezas sobre o conceito das variáveis, já numa analise empírica haveria a necessidade de dados baseados em variáveis que poderiam não representar um dado conceito. Por exemplo: estudos que envolvam questionários podem apresentar problemas na identificação à percepção ou opinião sobre oatributo de um produto.
Com base no modelo estocástico, são geradas simulações para identificar o impacto de vários parâmetros na evolução da proporção de usuários de uma nova tecnologia. Apos a apresentação de um breve referencial teórico sobre redes sociais e marketing boca a boca, e discutido o modelo matemático que embasa o estudo. Nesta descrição, novos referenciais são acrescentados parajustificar a escolha das variáveis relevantes do modelo. Enfase e dada na descrição da modelagem, pois as premissas utilizadas podem ter um impacto considerável nos resultados. Finalmente, são realizadas analises das simulações do modelo teórico. Os resultados do modelo sugerem que o fortalecimento de vínculos entre indivíduos e a implementação de programas de marketing que explorem as interações nas redessociais constituem importantes estratégias para o aumento da velocidade de difusão de tecnologias.

A rede Social representa a interação das relações entre as pessoas de um grupo e possui papel importante como meio de divulgação e repercussão da informação, idéias e influencias.
Neste artigo é analisado o acesso a informação ou a adoção de determinada tecnologia, considerando não somente nos...
tracking img