Redes sociais: nova ferramenta do marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
REDES SOCIAIS:
NOVA FERRAMENTA DO MARKETING

Jamilla da Hora Santos¹

RESUMO

O entendimento da dinâmica da adoção de novas tecnologias pelos consumidores torna-se cada vez mais importante devido à velocidade em que surgem inovações. Na Era da Informação, os computadores e as novas tecnologias não unem apenas máquinas e sim pessoas, tornando mais fácil a comunicação entre estas pessoas.Neste cenário, nascem as redes sociais que inicialmente eram vistas apenas como um ambiente destinado a jovens interessados em divulgar suas ideias e anseios, ou interessados em ampliar suas redes de amigos. Percebeu-se que as redes sociais mobilizam milhões de pessoas em todo o mundo, podendo ser grandes canais de conteúdo, informações, etc. Esta adesão das pessoas às redes sociais, que sãoambientes nos quais elas podem divulgar o que pensam, demonstra uma maior participação democrática e mobilização social. Estes ambientes são uma representação das relações e interações entre indivíduos de um grupo e possui um papel importante como meio de propagação de informação, ideias e influências. Daí descobriu-se a possibilidade das redes sociais serem utilizadas como uma ferramenta para omarketing. Possibilidade que trouxe aos profissionais desta área um desafio. Como utilizar este novo espaço virtual para divulgar e promover empresas, marcas, produtos e serviços, em uma estratégia eficiente. Como desenvolver o marketing para as redes sociais, ou seja, como desenvolver o marketing social, ou o e-marketing, ou o web marketing. Este artigo vai discutir as redes sociais como estratégia demarketing empresarial.

Palavras-chave

Novas Tendências; Redes Sociais; Marketing Social; Comunicação.

1. INTRODUÇÃO

A internet revolucionou o mundo com seu surgimento, nos anos 80, abrindo um canal muito importante de comunicação, trazendo inúmeras possibilidades no sentido do conhecimento estar ao alcance das pessoas muito mais facilmente, no sentido de encurtar as distâncias, e tambémrevolucionou o mundo dos negócios com o e-commerce, o comércio eletrônico, onde as empresas disponibilizaram sites direcionados a compra e venda de produtos, oferecendo serviços online aos seus clientes.
No quesito “encurtar distâncias”, as pessoas de diversos lugares, raças, cores, estereótipos, enfim, passam a se comunicar através da internet de diversas maneiras (e-mails, bate-papo, etc.). Amais nova invenção, nesse sentido, são as famosas redes sociais que mobilizam milhões de pessoas que se relacionam interagindo, compartilhando ideias, interesses, objetivos profissionais, pessoais, gostos, enfim. A partir deste novo espaço virtual, as pessoas montam um perfil pessoal, com fotos, dados pessoais, elas adicionam uma lista de amigos, conhecidos, amigos de amigos, que podemcompartilhar suas informações, suas ideias, ou seja, que vão integrar este mesmo espaço virtual.
Inicialmente as redes sociais eram vistas apenas como um ambiente destinado a jovens interessados em divulgar suas ideias e anseios, ou interessados em ampliar sua rede de amigos. Porém, os “marketeiros” de plantão estão percebendo que os ambientes das redes sociais têm se tornado grandes canais comunicadores,capazes de influenciar pessoas, divulgar marcas, promover produtos, ou seja, eles estão percebendo que uma nova e poderosa ferramenta de marketing de empresas e produtos está surgindo, visto que como foi dito anteriormente, nas redes sociais trafegam milhões de pessoas, o que facilita saber a opinião das pessoas sobre determinada marca ou produto. E este é o novo desafio do marketing empresarial,saber utilizar bem as redes sociais, que é um instrumento de fácil acesso e baixo custo, como uma mídia capaz de prospectar clientes e trazer bons resultados para as empresas.
O objetivo deste artigo é esclarecer como essa tendência do mercado está sendo desenvolvida, de que maneira as empresas estão adotando a implantação desta ferramenta, qual o resultado real deste investimento. Como as...
tracking img