Redes mpls

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ – FAJESU


QNG 46- Área especial 8- CEP 72.130-400 - Taguatinga - DF


Fones/FAX: (61) 3354 - 1838


www.fajesu.edu.br





CURSO DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES





ALLIFY RODRIGUES DA COSTA
LENISVALDO FERREIRA DA SILVA
















REDES MPLS


























BRASÍLIA - DF


2012


REDES MPLSALLIFY RODRIGUES DA COSTA


LENISVALDO FERREIRA DA SILVA












RESUMO

Este trabalho aborda redes MPLS– MultiProtocol Label Switching, uma tecnologia que trouxe muitas vantagens a redes mais robustas que tem grande fluxo de dados em seus Backbones e suas ramificações. Foi uma solução criada a partir de outras tecnologias, foi aplicada de maneira quepadronizou o serviço de comutação e transferências de pacotes. Existe a possibilidade de enviar mais dados para um site que ele pode lidar naquele momento. MPLS é uma abordagem à mudança em redes IP que gerou considerável interesse nos últimos tempos. MPLS tem as características de uma arquitetura de comutação híbrida, usando uma técnica de comutação de rótulo emprestado da comutação orientado aconexão usada em ATM e adaptá-lo para controlar o encaminhamento conexão em redes IP. O objetivo deste artigo é apresentar os principais resultados obtidos até o presente momento com a tecnologia MPLS as vantagens e desvantagens. Os métodos de pesquisa utilizados para a elaboração deste trabalho foram fontes primária e secundária, tais como pesquisas bibliográficas, publicações e acompanhamento dedesenvolvimento de projeto.






Palavras-chave: MPLS. Funcionamento. Aplicação.

















1. INTRODUÇÃO





Com o avanço tecnológico e o uso crescente das redes de computadores, novas tecnologias são necessárias para atender os requisitos pelo aumento de transmissão de dados, processamento de alta performance e qualidade de serviço, estimulando o surgimento de novas tecnologias e oaperfeiçoamento das já existentes. O desenvolvimento de uma tecnologia de transmissão de dados que permita transportar grandes quantidades de dados em altas velocidades a grandes distâncias, possibilitando uma otimização e funcionalidade, é de extrema importância. A maior parte das propostas neste sentido concentra-se no aperfeiçoamento do processo de comutação de pacotes, o que possibilita umconsiderável ganho de desempenho na transmissão dos dados como um todo. O propósito é analisar uma destas tecnologias: o MPLS – MultiProtocol Label Switching, uma tecnologia que trouxe muitas vantagens a redes mais robustas que tem glande fluxo de dados em seus Backbones e suas ramificações. Foi uma solução criada a partir de outras tecnologias, foi aplicada de maneira que padronizou o serviço decomutação e transferências de pacotes, uma tecnologia que permite ampliar o desempenho de tecnologias de redes já existentes.


O MPLS é o resultado do trabalho do IETF e inspirado em experiências anteriores, como o TAG Switching da Cisco , ARIS da IBM e IP Switching da Ipsilon. O MPLS propõe uma forma padronizada de comutação de pacotes baseada na troca de rótulos, substituindo-se omecanismo padrão de encaminhamento de hop-by-hop baseado no destino. Isto traz o benefício de simplificar o encaminhamento de pacotes, permitindo escalabilidade para taxas de comunicação bastante elevadas, além de permitir desacoplar as funções de encaminhamento e roteamento. O MPLS modifica um paradigma fundamental hoje existente nas redes IP: a superposição de um rótulo ao datagrama, tem apropriedade de imprimir à comunicação uma característica de “orientação à conexão”. (GRANADO,1998)











2. O QUE É MPLS (MULTIPROTOCOL LABEL SWITCHING)?



A IETF( Internet Engineering Task Force ), começou a padronizar a ideia sob o nome MPLS (MultiProtocol Label Switching — comutação de rótulos multiprotocolo). Ela e descrita na RFC 3031 e em muitas outras RFCs.
A RFC 3031,...
tracking img