Redes de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2-HISTORICO
2.1-Protocolo de Sinalização-H.323
O surgimento do H.323 está relacionado com o setor de telecomunicações do ITU. 

1995 – Início da pesquisa sobre H323 com o título “sistemas e equipamentos de telefone visual para redes locais que fornecem qualidade de serviço não garantida”. 

1996 – É aprovada a primeira versão do H.323. O protocolo não foi bem-vindo pois apresentavabaixo desempenho, e incompatibilidade com os diversos fabricantes.

1998 – É aprovada a segunda versão do H.323. Essa versão destacou-se pela adição de mensagens H.245 usadas pelos pontos finais H.323, procedimentos para codecs de vídeo em camadas e H.323 sobre ATM. Esses anexos melhoraram o tempo de estabelecimento da chamada e eliminou a necessidade de extensões proprietárias e novos protocolos. 1999 – É aprovada a terceira versão do H.323. Essa versão destacou-se pela sinalização de chamadas com base no protocolo UDP, a comunicação entre diversos domínios administrativos com o H.225 e um subconjunto do H.323 implementável em dispositivos de pequeno porte.

2000 – É aprovada a quarta versão do H.323. Foram adicionadas novas características nas unidades de controle multiponto (MCU)e gateways o que trouxe mais confiabilidade e flexibilidade. 

2003 – É aprovada a quinta versão do H.323. Essa versão destaca-se principalmente pela estabilidade e pela adição de um novo tipo de mensagem. 

2.2- Protocolo de Sinalização-SIP
SIP teve origem em meados da década de 1990 (naquele tempo o H.323 estava a começar a ser finalizado como um padrão) para que fosse possível adicionar ouremover participantes dinamicamente numa sessão multicast. O desenvolvimento do SIP concentrou-se em ter um impacto tão significativo quanto o protocolo HTTP, a tecnologia por trás das páginas da web que permitem que uma página com links clicáveis conecte com textos, áudio, vídeo e outras páginas da web. Enquanto o HTTP efetua essa integração através de uma página web, o SIP integra diversosconteúdos a sessões de administração. O SIP recebeu uma adoção rápida como padrão para comunicações integradas e aplicações que usam presença. (Presença significa a aplicação estar consciente da sua localização e disponibilidade).
SIP foi moldado, inspirado em outros protocolos de Internet baseados em texto como o SMTP (email) e o HTTP (páginas da web) e foi desenvolvido para estabelecer, mudar eterminar chamadas num ou mais utilizadores numa rede IP de uma maneira totalmente independente do conteúdo de dados da chamada. Como o HTTP, o SIP leva os controles da aplicação para o terminal, eliminando a necessidade de uma central de comutação.

3-Características dos Protocolos
3.1-Componentes-H.323
Gatekeeper: Servidor de registro, autorização e autenticação no Cenário H.323. Suas funçõesincluem o registro de terminais H.323, de forma que só os clientes autorizados façam uso do serviço; o mapeamento de identificadores para endereços IP de gateways ou terminais, para que possa ser localizado o destino das chamadas; reserva de recursos de banda e um controle básico de admissão de chamadas. Em suma, gatekeeper é um servidor que provê serviços multimídia para as entidades de rede egerencia toda a conferência, agindo como um ponto central para todas as chamadas dentro de uma determinada zona H.323. De acordo com a Recomendação H.323, um gatekeeper deverá prover os seguintes serviços:
* Tradução de Endereço
* Controle de Admissão
* Controle de Banda Passante
* Gerenciamento da Zona Administrativa
* Sinalização de Controle das Chamadas
* Autorização deChamadas
* Gerenciamento da Banda Passante
* Gerenciamento das Chamadas
MCU (Multipoint Control Unit – Unidade de controlo multiponto): Componente que permite a participação de vários terminais ou gateways em uma mesma conferência multiponto. Essa conferência pode ser iniciada apenas com dois terminais (ponto-a-ponto), e com a entrada de mais terminais, tornar-se uma conferência multiponto....
tracking img