Redes de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Como quase tudo na informática, as redes passaram por um longo processo de evolução antes de chegarem aos padrões utilizados atualmente. As primeiras redes de computadores foram criadas ainda durante a década de 60, como uma forma de transferir informações de um computador a outro.
O processo de globalização, que consiste na forma de como os países interagem, aproximando pessoas emdiferentes pontos do globo, ou seja, tornando o mundo numa única aldeia, levando em consideração aspetos económicos, sociais, culturais e políticos, ocorreu em virtude de diversos fatores; sendo um dos mais relevantes, as inovações em tecnologia de informação e comunicação TIC, concretamente as Redes de Computadores.
Representando atualmente uma peça fundamental no bom funcionamento de qualquerempresa moderna, que com toda certeza necessitam de informações rápidas e precisas, para estar sempre atualizado no mercado globalizado, que se torna cada vez mais competitivo, é sempre preferível estar conectado em uma Rede de Computadores.

















1.1- Conceito Básico
Redes surgiram da necessidade de compartilhar informação e periféricos em tempo real e com issoaumentar a produtividade dos usuários que pertenciam a um grupo de trabalho e reduzir os custos inerentes a hardware. Antes do seu surgimento, funcionários de uma empresa trabalhavam de forma isolada em seus computadores.
As Redes de Computadores já fazem parte do nosso dia -a - dia, mesmo quando não nos a percebemos de que elas existem. Qualquer computador hoje em dia, pode estar conectados em uma redecom outros dispositivos, desde que o computador vem acompanhado com a placa de rede em outros casos também desde que tenha um modem que lhe permite conectar a internet que é a Rede Mundial de Computadores.
Representando actualmente uma peça fundamental no bom funcionamento de qualquer empresa moderna, que com toda certeza necessitam de informações rápidas e precisas, para estar sempreactualizado no mercado globalizado, que se torna cada vez mais competitivo, é sempre preferível estar conectado em uma Rede de Computadores.
Véstia (2009) definiu Redes de Computador como sendo um conjunto de dois ou mais computadores e interligados entre si com cabos (rede cabeada) ou ondas de rádio (Redes Wireless) de modo a que possam comunicar – se entre si.
Aprofundando um pouco mais a ideia doautor, Redes de Computadores compreende-se como dois ou mais computadores e outros dispositivos informáticos interligados entre si, com ou sem cabo de conexão, de modos a permitir comunicação, partilha de recursos Físicos e Lógicos entre os usuários de um determinado sistema informático.

1.1.1- Modelos de Computação
O processamento de informações nas redes pode se dar de duas formas: Centralizada eDistribuída.
1.1.1.1- Centralizada
No passado antes do surgimento dos PCs, existiam computadores centrais com alto poder de processamento que eram responsáveis pelo processamento de informações. Esses computadores também conhecidos por mainframes, liam as informações contidas em um cartão e as processava de forma sequencial. A única forma de entrar com dados em um mainframe era com cartões queeram inseridos nas leitoras. Não havia qualquer interação com o usuário. Esses computadores também eram grandes (chegavam por vezes a ocupar uma sala inteira) e eram muito caros, o que restringia o seu uso a grandes corporações e órgãos do governo que podiam justificar o alto investimento.
Com o surgimento das redes, outras opções foram criadas para colocar e retirar informações no sistema.Através de terminais que eram nada mais do que dispositivo de entrada e saída, e impressoras, o usuário poderia ter uma interação maior com o mainframe. Esses terminais eram conhecidos como terminais burros devido ao facto de não haver qualquer poder de processamento neles.

Fig. 1.2 – Modelo de computação centralizada.
1.1.1.2- Distribuída
Como o mainframe era restrito a grandes corporações e...
tracking img