Redes de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6963 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

1 Introdução
2 Desenvolvimento
2.1 Fundamentações Teóricas
2.1.1 Redes de Computadores
2.1.2 Wireless
2.1.3 Aplicações
2.1.4 Escopo de Redes
2.1.5 Modelos de Comunicações sem fio
2.1.6 Redes sem Fio (Wireless)
2.1.7 Segurança Wireless
2.1.8 Usabilidade
3 Metodologia
4 Resultados
5 Conclusão
6 Referências
7 AnexosIntrodução
O uso da tecnologia sem fio vem crescendo e com ela as interligações de dispositivos, tanto fixo (micro de mesa) quanto o móvel. Com o crescimento acelerado da utilização dos dispositivos portáteis que necessitam utilizar uma infraestrutura de rede, podendo citar notebooks e handhelds, surgem as redes sem fios.


O uso das redes sem fio está cada vez mais presente no cotidiano daspessoas, em ambientes acadêmicos, nas empresas, residências, em meios públicos como hotéis, restaurantes, bares e em meios de transportes como em carros, ônibus, trens, navios e até aviões. A quantidade de computadores de mesa (desktop) instalada ainda é muito pequena se comparada com outros dispositivos de comunicação, como o rádio e a TV, no entanto, a tecnologia tem produzido em escalaastronômica, diversos dispositivos eletrônicos capazes de armazenar, processar, transmitir dados, imagens, vídeos e sons sem o uso de fios e com links de médio alcance (até 120 metros) que permitem acesso em banda larga a sistemas corporativos e à internet. Estes dispositivos, genericamente chamados de wireless (sem cabos ou sem fio) já estão incorporados, por exemplo, nos populares celulares, PDAs(Personal Digital Assistant), sistemas de navegação veiculares etc.


Além de serem adequadas a situações em que é necessária mobilidade, são flexíveis e de fácil instalação. Embora os equipamentos sejam mais caros do que para redes tradicionais, a redução significativa dos custos de instalações torna muitas vezes compensatórios. Os produtos wireless permitem criar, ampliar e interligar redeslocais em ambientes internos ou externos sem a necessidade de utilização de fios ou cabos.


Esse trabalho esta dividido em três principais tópicos: Tecnologia, Segurança e Usabilidade.


2 Desenvolvimento
2.1 Fundamentações Teóricas
2.1.1 Redes de Computadores
A rede de computadores é uma estrutura física e lógica que permite o compartilhamento de informações entrecomputadores. Segundo Carvalho[1]


“Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar suas informações entre si.


Imagine um computador sozinho, sem estar conectado a nenhum outro computador: Esta máquina só terá acesso às suas informações(presentes em seu Disco Rígido) ou às informações que porventura venham a ele através de disquetes e Cds.


Quando um computador está conectado a uma rede de computadores, ele pode ter acesso às informações que chegam a ele e às informações presentes nos outros computadores ligados a ele na mesma rede, o que permite um número muito maior de informações possíveis para acessoatravés daquele computador.”


A rede sem fio permite que usuário faça conexão a longa distancia incluindo redes de dados e de voz globais, são utilizadas as tecnologias de luz infravermelha e frequência de radio que são utilizadas para conexão sem fio de curta distancia. Segundo Microsoft[2]


“As tecnologias de redes sem fio incluem desde redes de dados e devoz globais, que permitem que os usuários estabeleçam conexões sem fio por longas distâncias, até tecnologias de freqüência de rádio e luz infravermelha que são otimizadas para conexões sem fio de curta distância. Entre os dispositivos utilizados com freqüência nas redes sem fio estão computadores "portáteis, computadores de mesa, computadores de bolso, assistentes digitais pessoais (PDAs),...
tracking img