Redes de computadores - topologias e tipos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1900 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REDES DE COMPUTADORES

























FORTALEZA
2009
LISTAS DE FIGURAS

Ilustração 1 – Demonstração de dois nós 5
Ilustração 2 – Estrutura gráfica de uma topologia barramento 6
Ilustração 3 – Estrutura gráfica da topologia de estrela utilizando um centralizador 7
Ilustração 4 – Estrutura gráfica da topologia de anel incluindo o Token Ring 8
Ilustração 5– Estrutura gráfica da topologia híbrida 9
Ilustração 6 – Exemplo de uma rede LAN 9
Ilustração 7 – Exemplo de uma rede MAN 10
Ilustração 8 – Exemplo de uma rede Wan – Rede de Longa Distância 10






















SUMÁRIO

1. Introdução 4
2. As redes de computadores 5
2.1. Topologia física 5
2.1.1. Topologia em barramento 6
2.1.2. Topologia estrela 62.1.3. Topologia anel 7
2.1.4. Topologia híbrida 8
3. Classificação dos tipos de redes baseada na abrangência geográfica 9
3.1. Tipo LAN 9
3.2. Tipo MAN 10
3.3. Tipo WAN 10
4. Considerações finais 11
5. Referências bibliográficas 12















1. Introdução


O ser humano para entender uns aos outros estabelecem relações de trocas de informaçõesseja através de voz, gestos e ações. Da mesma forma os computadores passaram a terem necessidades de trocarem informações entre si onde se deu o surgimento das redes de computadores.
Rede é um aglomerado de tecidos de forma que fixados em dois suportes possam descansar e até balançar uma pessoa. Rede de computadores nada mais é que um conjunto de computadores que interagem entre si, deforma organizada, trocando dados e otimizando recursos.
Antes do aparecimento das redes de computadores, a troca de informações entre computadores se dava de forma manual, através do carregamento de instruções dos usuários. A primeira rede de computadores foi desenvolvida a partir de 1965, sendo chamada de ARPAnet, o embrião da atual internet. Em 1969 foi implementada inicialmente com apenas4 computadores, situada na Universidade da California, na Universidade de Santa Bárbara e na Universidade de Utah, nos Estados Unidos da América. Foram interligados usando linhas telefônicas dedicadas, adaptadas para o uso como link de dados.
































2. As redes de computadores


As redes de computadores são uns sistemas queenvolvem tudo a que se refere na comunicação entre dois ou mais unidades de computadores seja trocando informações ou compartilhando periféricos de baixo até alto desempenho como impressoras, modems, aplicativos e outros equipamentos.
Podem ser divididas em duas partes principais: a topologia física que indica como a estrutura física está direcionada e a topologia lógica que define como osdados circulam entre os componentes da rede. A opção de uso da topologia usada é muito importante pois define o tipo de equipamento a ser usado incluindo os cabos.
A maior rede de computadores é a internet, esta é um montante de várias redes que conecta computadores de toda parte do mundo sendo acessadas desde a residência, empresa e até mesmo durante uma viagem, através de linhatelefônica comum, linhas de comunicações privadas, satélites e outros dispositivos de comunicação. Por isso ela se tornou uma das mais importantes de uma série de instrumentos de comunicação.
A rede de computadores está presente no nosso dia-a-dia mais do que percebemos. Não é apenas interagindo entre dois ou mais computadores jogos, aplicativos, periféricos e até mesmo acessando a internet quese está fazendo uso da rede de computados mas ao usarmos um cartão de crédito, caixa eletrônico e usando tv a cabo também estamos usufruindo da rede de computadores.


2.1. Topologia física


Define a maneira de como a rede de computadores está organizada fisicamente. É o mapa da rede orientando como os componentes (também chamado de nós) de hardware (computadores,...
tracking img