Topologias de rede

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Topologias de Rede
1. O que é topologia física da rede
Layout é um termo que corresponde à forma como objetos físicos são organizados em um determinado local. Um layout pode ser um desenho, mapa ou diagrama de objetos dispostos de uma determinada maneira.
“Topologia física de rede refere-se ao layout físico dos computadores em uma rede”.
Os profissionais de rede utilizam esse termoquando querem referir-se ao projeto físico da rede, ou a forma como os computadores, e outros componentes de rede, ficam dispostos no projeto geral de uma rede.
A forma de realizar uma tarefa pode tornar um processo mais eficiente. Computadores conectam-se para compartilharem recursos e promoverem serviços para toda a rede. A forma de conectar computadores em rede pode torná-los mais eficientes nasatividades de rede. A topologia de uma rede pode afetar o seu desempenho e sua capacidade.
Montar ou organizar uma rede não é um processo muito simples. Devem-se combinar diferentes tipos de componentes, escolher o sistema operacional de rede, além de prever como estes componentes estarão sendo conectados em diferentes tipos de ambientes.
Neste ponto a topologia da rede se mostra crucial, porque define como estes componentes estarão sendo interligados em diferentes ambientes e situações e em última análise definem como a informação vai se propagar na rede.
A topologia física de rede também vai definir a topologia lógica da rede ou, como é mais conhecida, a tecnologia de rede a ser utilizada.
Quando usado sozinho, o termo topologia refere-se à topologia física da rede.
Umatopologia normalmente não corresponde a toda a rede, mas a desenhos básicos encontrados em diversas partes de uma rede e que assim acabam formando o conjunto completo de uma rede que pode acabar combinando várias topologias.
As estruturas básicas de topologia que formam uma rede podem ser:
Barramento
Anel
Estrela
Malha
Sem Fio
Vamos detalhar cada uma delas.

1.1. Barramento
Natopologia de barramento os computadores ficam conectados em um único segmento denominado barramento central ou backbone. Esse segmento conecta todos os computadores daquele segmento em uma única linha. Pode ser o caso de que este barramento central do ponto de vista físico ser formado de pequenos trechos interligados, mas em termos de transmissão de sinal ser considerado apenas um trecho único.1.1.1. Comunicação
Os computadores na topologia de barramento enviam o sinal para o backbone que é transmitido em ambas às direções para todos os computadores do barramento.
1.1.2. Implementação
As implementações mais comuns deste tipo de tecnologia foram as que utilizam cabos de tipo coaxial em duas formas:
1. Um cabo coaxial fino unindo cada computador aos seus parceiros da esquerda ou dadireita através de um conector do tipo T permitindo o barramento ser mantido pela junção dos vários trechos entre os computadores.
2. Um cabo especial ligando cada computador a um conector preso a um cabo coaxial mais grosso que representa o barramento.
Nas duas implementações há a necessidade de que em cada ponta do barramento exista um terminador que é utilizado para fechar as extremidadesdo cabo e também para evitar que o sinal sofra um processo de retorno ao encontrar o final do cabo, anulando assim toda a transmissão no barramento.
1.1.3. Problemas com o barramento
Existem alguns problemas que podem fazer com que uma rede com a topologia de barramento não fique mais operacional. Estes problemas são:
Terminador com defeito ou solto: Se um terminador estiver com defeito,solto, ou mesmo se não estiver presentes, os sinais elétricos serão retornados no cabo fazendo com que os demais computadores não consigam enviar os dados.
Rompimento do backbone: Quando ocorre um rompimento no backbone, as extremidades do ponto de rompimento não estarão terminadas e os sinais começarão a retornar no cabo fazendo com que a rede seja desativada. Objetos pesados que caíam sobre o...
tracking img