Rede tcp/ip

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Redes e TCP/IP
Tutoriais
Carlos E. Morimoto
13/10/2006

[pic][pic]Dentro de uma rede TCP/IP, cada micro recebe um endereço IP único que o identifica na rede. Um endereço IP é composto de uma seqüência de 32 bits, divididos em 4 grupos de 8 bits cada. Cada grupo de 8 bits recebe o nome de octeto.
O endereço IP é dividido em duas partes. A primeiraidentifica a rede à qual o computador está conectado e a segunda identifica o host dentro da rede. Para melhorar o aproveitamento dos endereços disponíveis, os desenvolvedores do TPC/IP dividiram o endereçamento IP em cinco classes, denominadas A, B, C, D, e E, sendo as três primeiras são usadas para fins de endereçamento e as duas últimas são reservadas para expansões futuras. Cada classe reserva umnúmero diferente de octetos para o endereçamento da rede.

Na classe A, apenas o primeiro octeto identifica a rede, na classe B são usados os dois primeiros octetos e na classe C temos os três primeiros octetos reservados para a rede e apenas o último reservado para a identificação dos hosts dentro da rede.

O que diferencia uma classe de endereços da outra é o valor doprimeiro octeto. Se for um número entre 1 e 126 temos um endereço de classe A. Se o valor do primeiro octeto for um número entre 128 e 191, então temos um endereço de classe B e, finalmente, caso o primeiro octeto seja um número entre 192 e 223, teremos um endereço de classe C.

 

Ao configurar uma rede local, você pode escolher a classe de endereços mais adequada. Para uma pequenarede, uma faixa de endereços de classe C é a mais apropriada, pois você precisa se preocupar em configurar apenas o último octeto do endereço ao atribuir os endereços. Em uma rede de maior porte, com mais de 254 micros, passa a ser necessário usar um endereço de classe B, onde podemos usar diferentes combinações de números nos dois últimos octetos, permitindo um total de 65.534 endereços.É muito difícil encontrar uma situação onde seja necessário usar uma faixa de endereços de classe A, pois redes muito grandes acabam sendo divididas em vários segmentos diferentes, interligados por roteadores. Neste caso, cada segmento é endereçado como se fosse uma rede separada, usando faixas de classe C ou B.

Na internet, todos os endereços IP disponíveis já possuem dono. Aentidade responsável pelo registro e atribuição dos endereços é a ARIN (http://www.arin.net/). As operadoras, carriers e provedores de acesso pagam uma taxa anual, que varia de US$ 1.250 a US$ 18.000 (de acordo com o volume de endereços requisitados) e embutem o custo nos links revendidos aos clientes. Note que estes valores são apenas as taxas da ARIN pelo uso dos endereços, não incluem o custo doslinks, naturalmente :).

Ao contratar algum tipo de conexão você recebe um único endereço (como numa linha ADSL) ou uma faixa de classe C inteira (ao alugar um backbone por exemplo). Os endereços de classe B são reservados às grandes empresas e provedores de acesso, enquanto os endereços de classe A são praticamente impossíveis de se conseguir, mesmo para grandes corporações.

Aoalugar um backbone vinculado a uma faixa de endereços classe C, por exemplo, você recebe uma faixa de endereços como "203.107.171.x", onde o "203.107.171" é o endereço de sua rede dentro da internet, e o "x" é a faixa de 254 endereços que você pode usar para identificar seus servidores. Na ilustração temos um resumo das regras para endereços TCP/IP válidos:

 

Como você podenotar no diagrama, nem todas as combinações de endereços são permitidas, pois o primeiro endereço (0) é reservado à identificação da rede, enquanto o último (255) é reservado ao endereço de broadcast, que é usado quando alguma estação precisa enviar um pacote simultaneamente para todos os demais micros da rede.

Os pacotes de broadcast são usados para, por exemplo, configurar a rede via...
tracking img