Redes tcp/ip

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 70 (17432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
REDES TCP/IP

PROF. ALEXANDRE LOBO

144

2010.2

Capítulo 01

COMUNICAÇÃO DE DADOS

Comunicação e Tecnologia

• A comunicação humana se desenvolve em diversos campos de diferentes naturezas, dos quais podemos destacar dois enfoques distintos: a comunicação em pequena escala, e a comunicação em larga escala ou comunicação de "massa". Em ambos oscasos, o ser humano passou a utilizar utensílios que passaram a auxiliar e a potencializar o processo de produção, envio e recepção das mensagens. A tecnologia passou a fazer parte da comunicação humana, assim como, passou a participar da maioria das atividades desenvolvidas pela humanidade ao longo do seu desenvolvimento.
- DADOS
Dados ou informação em estado bruto é tudo aquilo queinserimos ou podemos colher do meio que nos rodeia para prosterior ser uma informação.

1- CLASSIFICAÇÕES DAS COMUNICAÇÕES DE DADOS

Quando fala-se em “comunicação de dados”, podem ser feitas diversas classificações de acordo com sua natureza, fluxo dos dados, forma de comunicação, troca de mensagens, dentre várias outras. Esta primeira parte do curso aborda algumas das principais classificações eexemplos.

1.1 - Comunicações Paralelas e Seriais

Chamamos de comunicação serial o método de transmissão de dados nos quais cada símbolo que compõe a mensagem é mandado um de cada vez. Por contraste, comunicação paralela é toda aquela na qual um grupo de símbolos é enviado simultaneamente.
A comunicação paralela é muito mais rápida, mas ela possui um problema grave. É preciso sempre garantirque cada bit enviado chegue sempre de forma simultânea aos demais. Se ocorrer atrasos em somente um dos bits, ocorre erro de transmissão e a mensagem precisa ser corrigida ou enviada novamente. Isso acaba diminuindo a velocidade de transmissão. Quanto maior a distância percorrida pelos bits, mais difícil é garantir a sincronia. Atualmente, a comunicação paralela é utilizada principalmente emcircuitos internos do computador e em HDs convencionais embora ela já tenha sido usada em impressoras e periféricos antigos.
A comunicação serial é muito mais confiável e seus problemas com velocidade vem sendo superados com novas tecnologias. Atualmente ele é usado em HDs SATA, redes, fibras óticas, mouses e teclados USB e USB 2.0.
Comunicação Serial Comunicação Paralela1-> 0 -> 1 -> 1 -> 1 -> 0 -> 1 -> 0 1 ->
0 ->
1 ->
1 ->
1 ->

1.2 - Comunicações Síncrona, Assíncrona e Isócrona

Quando enviamos um dado por meio deuma comunicação serial, é preciso haver uma forma de identificarmos onde começa e onde termina cada trecho da mensagem. Por exemplo, se eu enviar a mensagem o caractere H, seguido de um caractere A para um outro computador na rede, como aquela outra máquina saberá onde começa o "H" e onde começa e termina o "A" se tudo o que ele recebeu foiuma quantidade enorme de 1s e 0s?
SÍNCRONA
Uma das formasé enviar os dados de forma SÍNCRONA. Com isso, eu só posso enviar dados em períodos de tempo pré-determinados. Desta forma, eu envio um "H", aguardo um período de tempo pré-determinado e só então envio o "A". Caso eu não queira enviar nada, de tempos em tempos eu devo enviar uma seqüência de bits que representa que eu não estou falando nada. É assim que funcionam as mensagens enviadas porcelulares, por exemplo.Nós só não percebemos isso quando falamos por meio deles porque o intervalo de envio de dados de um celular é muito curto.
Um esquema da comunicação síncrona está apresentado na Figura a seguir.
[pic]
Cada ponto da comunicação tem uma janela de tempo para transmitir. Se A deseja enviar alguma coisa para B, tem que esperar o tempo certo para enviar seus dados.
ASSÍNCRONA...
tracking img