Rede ponto a ponto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Como se trata de uma rede ponto a ponto a maneira mais barata de se ligar dois micros em rede é através de um cabo par trancado (UTP) montado no esquema cross-over. Este cabo pode ser comprado pronto em lojas de informática, ou feito sob medida (várias lojas confeccionam cabos de rede sob medida), ou ainda produzido pelo próprio usuário. Como a intenção é apenas formar uma rede pontoa-ponto, nãoé aconselhável que seja “criada a infra-estrutura” para construir cabos, que consiste no custo do alicate, do cabo, dos conectores e dos diversos conectores inutilizados durante o processo de aprendizado da confecção de cabos. De toda a forma, mostrarei como confeccionar o cabo mais adiante. Com esse tipo de cabo você pode ligar os dois micros diretamente, dispensando o uso de um hub. Como Fazer oCabo Uma das pontas do cabo cross-over tem a mesma pinagem da de um cabo de rede comum, apenas a segunda tem dois dos pares invertidos, daí o nome "cross-over", invertido na ponta.A posição dos cabos dentro do conector, para um cabo crossover, é a seguinte (segurando o conector com o pino virado para baixo, olhando para os contatos):

Neste tutorial não será comentado sobre o cabo coaxial(10Base2) e em ligações de rede através deles, pois sua tecnologia esta defasada e raramente é usada. Antes de instalar o cabeamento, você devera estudar por onde os cabos passarão. Lembrando que você não pode (pelo menos não deveria) passar cabos de rede em tubulações por onde passam fios elétricos. O ideal é você instalar um sistema de conduites especifico para o cabeamento da rede.

Consideremosas duas maquinas (Servidor e Cliente) com o Windows 98 Configuração feita para as duas maquinas com Windows 98 - Consideraremos que a placa de rede esta instalada e configurada corretamente, o próximo passo é configurar o sistema operacional para usá-la. Para isso, vá para o painel de controle:

No Painel de controle clique em redes, o Windows já instala automaticamente o cliente para redesMicrosoft e o protocolo TCP/IP, veja figura abaixo:

O protocolo do Windows é o NetBEUI, que não necessita de qualquer tipo de configuração adicional. Entretanto, como possívelmente você pensara em instalar e configurar um compartilhamento para acesso a Internet nas maquinas, você precisara apenas configurar o protocolo TCP/IP. Para isso, selecione o protocolo TCP/IP e clique na caixa Propriedades.Na guia Endereço IP você devera selecionar Especificar um Endereço IP e configurar manualmente o endereço IP que será usado na máquina que você esta configurando.

Acontece que você não pode sair simplesmente usando qualquer endereço IP em sua rede, você deve usar endereços que não existam na Internet para não gerar qualquer tipo de conflito quando sua rede estiver conectada a Internet. Casocontrario, sua rede não funcionara quando ela estiver conectada a Internet. Na ocasião existem alguns endereços chamados “mágicos”, isto é, que você pode usar sem problemas, pois os roteadores da Internet não propagam pacotes que tenha esses endereços como destinos, evitando o conflito. Entre esses endereços esta a serie 192.168.0.0, que é o recomendável. Dessa forma, a primeira máquina da sua rededevera ser configurada, por exemplo, com o endereço 192.168.0.1, a segunda máquina com o endereço 192.168.0.2. Lembrando que o endereço 192.168.0.0 não pode ser usado (ele define a rede) nem o endereço 192.168.0.255 (que é usado para broadcast). A mascara de subrede deve ser configurada como 255.255.255.0.

Você deve ter percebido como deve ser chato configurar uma rede TCP/IP grande, não émesmo! A solução é o uso de um servidor DHCP, responsável por definir um endereço IP automaticamente para

cada nova estação que é conectada à rede. Nesse caso, cada máquina é configurada em “Obter um endereço IP automaticamente”, o que facilita bastante o trabalho do Administrador da rede. Se você quiser que o outro micro da rede tenha acesso a arquivos existentes em seu micro (em qualquer...
tracking img