O perfil do enfermeiro que atua no hospital privado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O PERFIL DO ENFERMEIRO QUE ATUA NO HOSPITAL PRIVADO
PROFILE OF THE NURSE THAT WORKS IN PRIVATE HOSPITAL

Karina Alexandre Lopes (Faculdade Campo Limpo Paulista) Rosangela Pedroso (Faculdade Campo Limpo Paulista)

Resumo
____________________________________________________________

______________________

O presente estudo objetivou investigar o perfil do enfermeiro que atua no hospitalprivado. Trata-se de um artigo bibliográfico. Os resultados demonstraram que a enfermagem apresentou uma considerável evolução histórica e que para atingir bons resultados precisa se adequar a política institucional, buscando sempre sua evolução profissional. Descritores: Profissional de enfermagem; Hospital privado; Hospital público.

Abstract____________________________________________________________

______________________

This study aimed to investigate the profile of nurses who work in private hospitals. This is a bibliographical article. The results showed that nursing had a considerable historical evolution and that to achieve good results must fit the institutional politics, always seeking their professional development. Key words: Nurse; Private hospital; Publichospital.

1. Introdução 1.1. Profissional de Enfermagem Desde a segunda metade do século XIX a enfermagem é reconhecida como profissão, quando Florence Nightingale acrescenta atividades de cuidado à saúde, desenvolvida por indivíduos ou grupos com diferentes qualificações. Sua participação na enfermagem desencadeou um trabalho social reconhecido como um campo de atividades necessárias para asociedade. Para o exercício profissional, passa a ser atributos fundamentais a formação especial, conhecimento e qualificação. Segundo o Conselho Internacional de Enfermagem (CIE), neste início do século XXI, a saúde no mundo evolui em meio a uma grande agitação política e econômica. Os traumatismos, as enfermidades, as doenças endêmicas, as doenças crônico-degenerativas e os efeitos da pobreza, dafome, da guerra, entre outros, ameaçam a saúde e o bem-estar da população. Por outro lado, cada vez mais se dispõe de tecnologias de informação para processar e gerenciar dados que melhorem a prática profissional, a administração, a formação, a investigação e a divulgação dos conhecimentos, entre os quais os conhecimentos de enfermagem. Há muito tempo, tem-se considerado que a articulação clara doexercício da Enfermagem é essencial para que se reconheça plenamente a amplitude e a profundidade da profissão. (NÓBREGA, GARCIA, 2009). O reconhecimento profissional veio através da legalização da profissão em diversos países; Seu exercício está regulamentado pela Lei 7.498/1986 e segundo dados do Ministério do trabalho e emprego, nos últimos cinco anos, representa cerca de 60% das profissões desaúde. Os dados demonstram que a qualidade na assistência à saúde está diretamente ligada a qualidade das ações de enfermagem. Segundo PIRES (2009), no entanto, na sociedade atual, fortemente dependente de tecnologias materiais, influenciada pela comunicação global, centrada no consumo, nos valores mercantis e na biomedicina, valores como solidariedade, direito universal a vida digna e aoscuidados não são prioridades, dificultando a valorização de práticas como a da enfermagem.

Existe ainda o mito social de que a enfermagem seja símbolo de caridade, um trabalho complementar, subordinado aos médicos, com pouca ou nenhuma autonomia, o que reflete na real visão da profissão. Backes et al (2009) afirma que para alguns autores, a enfermagem precisa ocupar espaços e ter o reconhecimentoenquanto uma das profissões essenciais da saúde. Necessita de uma agenda política específica que expresse os vários aspectos constitutivos de uma profissão, isto é, o saber específico, o mercado de trabalho, a forma de organização, que apontem sobre a necessidade da categoria participar mais efetivamente das diferentes iniciativas que dizem respeito à saúde, inclusive, as empreendidas no âmbito...
tracking img