Rede de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Lista de Exercício do Primeiro Capítulo do livro “Redes de Computadores e a Internet”

Exercícios de fixação

1. Hospedeiros são sistemas finais, rodando aplicações de rede. Como tipos de sistemas finais podemos citar os próprios computadores, TV’s, laptops, consoles para jogos, telefones celular, webcams, automóveis, dispositivos de sensoriamento ambiental, quadros de imagens, e sistemasinternos elétricos e de segurança, que estão sendo conectados à rede. Um servidor web pode ser considerado um sistema final, e também um hospedeiro.

2. Um protocolo define o formato e a ordem de mensagens trocadas entre duas ou mais entidades comunicantes, bem como as ações realizadas na transmissão e/ou no recebimento de uma mensagem ou outro evento. Comparando, um protocolo diplomático tem afunção de especificar os detalhes de comportamento de diferentes raças e culturas em um encontro, a fim de que se evite um mal entendido entre dois povos.

3. Um programa cliente é um programa que funciona em um sistema final, que solicita e recebe um serviço de um programa servidor, que funciona em outro sistema final. Uma vez que um programa cliente normalmente roda em um computador e oprograma servidor, em outro, aplicações cliente servidor por definição são aplicações distribuídas. Atualmente nem todas as aplicações consistem em programas puramente clientes que interagem com programas puramente servidores, muitas aplicações são, cada vez mais, peer-to-peer (P2P), nas quais os sistemas finais interagem e executam programas que apresentam funções de servidor e cliente.

4. Dial-up(Residencial), DSL(Residencial), Cabo(Residencial), FTTH(Residencial), Ethernet(Corporativo) e Wifi(Residencial, Corporativo, Móvel).

5. Uma característica do acesso HFC é que a sua taxa de transmissão é compartilhada. Como se trata de um meio de transmissão compartilhado, tanto no canal downstream quanto no canal upstream, é necessário um protocolo de acesso múltiplo um protocolo de acessomúltiplo distribuído para coordenar as transmissões e evitar colisões.

6. Dial-up, DSL, Cabo, Ethernet, Wifi e Acesso sem fio longa distância(3G).

7. O acesso Ethernet normalmente possui 100Mbps, enquanto os servidores possuem acesso de 1Gbps até mesmo 10Gbps. Cada um dos usuários pode transmitir continuamente à taxa de 100Mbsp.

8. Par de fios de cobre trançado, cabo coaxial.

9. HFC –A Banda é compartilhada, a taxa de transmissão pode variar conforme o número de usuários.
ADSL – A banda é dedicada, a taxa de transmissão fica entre 1 a 2 Mbps(da CT para a residência).

10. Wifi é um tipo de acesso popular, porém têm uma área mais limitada de acesso, o usuário deve estar à alguns metros do ponto de acesso, quando comparado ao Acesso sem fio em longa distância(3G). Para oacesso em áreas amplas, os usuários de internet móvel utilizam uma infra-estrutura de telefone celular, acessando estações-base que estão até 10 quilômetros de distância.

11. Em redes de comutação de circuitos, os recursos necessários ao longo de um caminho (buffers, taxa de transmissão de enlaces) para prover comunicação entre os sistemas finais são reservados pelo período da sessão decomunicação entre os sistemas finais. Em redes de comutação de pacotes, esses recursos não são reservados; as mensagens de uma sessão usam os recursos por demanda e, como conseqüência, poderão ter de esperar (isto é, entrar na fila) para conseguir acesso a um enlace de comunicação. Como exemplo de redes de comutação de circuitos temos as redes de telefonia. Como exemplo de comutação de pacotes temos aInternet. A Internet faz o melhor esforço para entregar os dados prontamente, mas não há nenhuma garantia.
Um circuito é implementado em um enlace por multiplexação por divisão de fequência (FDM) ou por multiplexação por divisão de tempo (TDM). Com FDM, o espectro de freqüência de um enlace é compartilhado entre as conexões estabelecidas através desse enlace. Especificamente, o enlace reserva uma...
tracking img