Vidraria de laboratorio de quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1947 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório de Química Prática
Vidrarias de Laboratório

Introdução
Para execução de qualquer tarefa em um laboratório de química ou biologia, por exemplo, é necessário uma variedade do que denomina-se de vidrarias. Obviamente, são materiais tradicionalmente feitos de vidro temperado, embora, existam alguns confeccionados em plástico, na maioria das vezes por questõeseconômicas.
Devido à determinadas propriedades deste material, o vidro se torna a melhor opção para a realização de experimentos, tais como: sua transparência, resistência ao calor e por ser praticamente um material inerte, ou seja, algo que não reage.
Para cada tipo de experimento, tem-se um tipo certo de vidraria que deve ser selecionada de acordo com as necessidades envolvidas no processo.Alguns materiais, por exemplo, são mais precisos que outros, logo ao realizar um experimento que requer maior exatidão nos resultados, a vidraria escolhida será, logicamente, a mais precisa. Essa variedade de materiais e suas utilidades, devem ser dominados por aquele que deseja realizar qualquer experimento, no contrário, o mal uso dos mesmos pode acarretar em acidentes de todos os níveis.Portanto, o conhecimento dos materiais, de suas utilidades e riscos é um ponto crucial em qualquer laboratório.

Objetivo

O objetivo deste relatório é apresentar e estudar as variedades, características e utilidades de vidrarias necessárias para experimentos químicos.

Desenvolvimento

Abaixo tem-se algumas das vidrarias e equipamentos mais utilizadas em laboratórios:

1. Tubos de ensaio:recipiente alongado e cilíndrico, o diâmetro do mesmo varia entre 1 e 2 cm, com um comprimento que varia entre 5 e 20 cm. É um dos materiais mais usados em experimentos. O tudo de ensaio tem como finalidade realizar reações em pequenas proporções. Um exemplo de reação que pode ser feita em um tubo de ensaio é a identificação de produtos que contém compostos de amônio. A experiência consisteprimeiramente na adição de uma base forte, como o NaOH, na substância, posteriormente aquece-se o tubo de ensaio com o produto em questão. Após o aquecimento, pode-se identificar a presença de compostos de amônio de várias formas, uma delas seria com a aproximação do tubo de ensaio aquecido com o papel tornassol (um papel indicador ácido-base) que, em presença de compostos de amônio, se tornará azul.

2.Béquer: geralmente possui um formato cilíndrico com um "bico" na parte superior e o fundo chato. É um instrumento utilizado para administrar reações entre soluções, aquecer líquidos, dissolver substâncias sólidas e efetuar reações de precipitação. O béquer é um material graduado, porém, com medidas pouco precisas. Uma de suas vantagens é a possibilidade de medir volumes tanto em milímetros quantoem litros. Existem dois tipos principais de béquer, um com a forma mais alta chamado de Copo de Berzelius e um outro com a forma mais baixa chamado de Copo de Griffin. Além desses, existe também béqueres planos utilizados em processos de cristalização, por exemplo.
Um béquer, a grosso modo, tem uma função parecida com a do tudo de ensaio, entretanto apresenta algumas vantagens, como: armazenarum volume maior de substâncias, apresentar uma medida aproximada do conteúdo, possuir base plana para não depender de outros materiais e ser dotado de boca larga. Sua capacidade volumétrica mais comum varia entre 80 ml e 400 ml, porém, existe béqueres que armazenam 4 litros entre os feitos de vidro e 20 litros para os de polímeros.

3. Erlenmeyer: um recipiente no formato de um triânguloinvertido que possui basicamente as mesmas funções de um béquer, não apresentando também medidas exatas do seu conteúdo . Entretanto, o erlenmeyer é bastante utilizado em titulações, processo que determina a quantidade de uma certa substância em uma solução. Outro aspecto vantajoso do erlenmeyer em relação ao béquer é seu formato afunilado permitindo que o conteúdo possa ser agitado em movimentos...
tracking img