Rede de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário







1 Introdução 1


2 Definição 1


3 Como surgiram 2


4 Topologia 4

4.1 Barramento 4

5 Tipos de redes 4

5.1 Redes Locais 5
5.2 Redes Metropolitanas 5
5.3 Redes Remotas 5

6 Internet 6


7 Conclusão 6


8 Referências 6Introdução

Uma rede consiste em 2 computadores interligados com o objetivo de compartilhar dados. Isso já pode ser considerado uma rede. Este é apenas um exemplo simples, é claro que uma rede não é apenas 2 computadores interligados afim de compartilhar dados e sim 2 ou mais interligados. Alias, todas as redes, não importa o quantosejam sofisticadas, derivam desse sistema simples. Se a idéia de dois computadores conectados por um cabo pode não parecer extraordinária, no passado representou uma grande conquista nas comunicações.



Definição

Basicamente, uma rede de trabalho é um sistema que permite a comunicação entre pontos distintos, ou seja, um sistema que permite a troca de informações. Os componentesbásicos de uma rede de trabalho (ou rede de informações) são um emissor (origem da informação), o meio através da qual a informação trafega (o canal), um receptor (o destino da informação) e finalmente a mensagem, que nada mais é do que a informação em si. Um exemplo comum seria uma pessoa falando no telefone com outra pessoa: O emissor seria quem está falando, o canal seria a linha telefônica, oreceptor a pessoa que está ouvindo e a mensagem seria a própria mensagem que está sendo comunicada. Ao longo dos anos as ferramentas para a comunicação de dados foram evoluindo gradativamente, de modo a tornar a troca de informações rápida, fácil e mais eficiente. 
     Uma rede de computadores baseia-se nos princípios de uma rede de informações, implementando técnicas de hardware e software de modoa torná-la efetivamente mais dinâmica, para atender às necessidades que o mundo moderno impõe. Redes de computadores incluem todos os equipamentos eletrônicos necessários à interconexão de dispositivos, tais como microcomputadores e impressoras. Esses dispositivos que se comunicam entre si são chamados de nós, estações de trabalho, pontos ou simplesmente dispositivos de rede. Dois computadores,ou nós seria o número mínimo de dispositivos necessários para formarmos uma rede. O número máximo não é predeterminado, teoricamente todos os computadores do mundo poderiam estar interligados. 
Quanto à natureza podemos ter dois tipos de redes de computadores: cliente-servidor (client-server) e ponto-a-ponto (peer-to-peer). Na rede cliente-servidor uma máquina, ou um pequeno grupo demáquinas, centraliza os serviços da rede oferecidos a demais estações, tais como aplicativos e filas de impressão. As máquinas que requerem esses serviços são chamadas de clientes, e as máquinas que os fornecem são chamadas de servidores. Na rede ponto-a-ponto não existem servidores, todas as estações compartilham seus recursos mutuamente. A grande desvantagem que as redes ponto-a-ponto oferecem comrelação às redes cliente-servidor é a dificuldade de gerenciar os seus serviços, já que não existe um sistema operacional que centralize a administração da rede. Também não é possível estendê-las excessivamente, já que um número elevado de nós sobrecarregaria o fluxo de dados, tornando-a lenta e, por conseguinte ineficaz. Aos poucos as empresas estão substituindo suas redes ponto-a-ponto por redescliente-servidor, e o número de redes ponto-a-ponto está diminuindo. 
Os principais motivos para a implementação de redes de computadores nas organizações, sejam elas simples escritórios ou empresas de âmbito internacional, resume-se em uma única palavra: dinheiro! Os custos reduzidos com a automatização dos processos mediante a utilização de redes é realmente muito significativo. Por...
tracking img