Logistica de suprimentos hospitalares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome da Revista
Vol. X, Nº. N, Ano YYYY


Mario Pontes Luz
Anhanguera Educacional
mario@fau.com.br


Cristiane Hoffmann
Anhanguera Educacional
crishoff@ufpel.edu.br







LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO HOSPITALAR


Resumo

Na atualidade as empresas passam por um momento desafiador, este novo cenário tem a característica de maior competitividade, a logística é tratada como deextrema importância para as empresas produtoras que necessitam dessa ferramenta para ligar-se aos clientes. Nas instituições de saúde não é diferente, a movimentação de materiais tem contribuído em muito para a diminuição dos custos e garantindo o atendimento aos pacientes no tempo estimado, não causando prejuízo a instituição nem tão pouco aos pacientes.

Palavras-chaves: Produto, Serviço,Estoque, Movimentação.

abstract

Currently, the companies go through a challenging time, this new scenario is characteristic of increased competitiveness, logistics and treated as extremely important to the production companies that need this tool to connect to customers. In health institutions of output is not different, the materials management has contributed greatly to reducing costs andproviding patient care on time, not adversely affect the facility to the patients.

Keywords: Product, Service, Stock, handling.
1. Introdução

Podemos enxergar a logística como um instrumento com o potencial de desenvolver a efetividade da organização proporcionando a entrada de inovações estratégicas capazes de melhorar o serviço prestado à clientela, diminuindo ao máximo os custosoperacionais. Uma das possibilidades de inovação acontece pela coordenação das atividades ao longo da cadeia e do processo de suprimento como um todo.
Manter uma estrutura organizacional de atividades tão diversas, dinâmicas, e com objetivos tão complexos como as instituições hospitalares, não é uma tarefa fácil. Existe a necessidade de uma boa estrutura física, um acompanhamento metódico dasevoluções tecnológicas e uma excelente efetividade operacional. Para poder ser efetivo na área de materiais, passamos pela definição do melhor momento da compra, do armazenamento e da distribuição dos recursos utilizados nas atividades desenvolvidas dentro da organização.
Alguns benefícios podem ser adquiridos com o gerenciamento da logística interna tais como aumento da eficiênciaoperacional com a diminuição dos custos, bem como a manutenção e o crescimento no número de clientes. Quando os produtos passam a não faltar durante a prestação do serviço ao cliente, este nota que a empresa mantém padrões de qualidade que são incorporados aos serviços, agregando assim valor para ele.
É importante ressaltar que a principal preocupação deste trabalho foi analisar os pontosmais sensíveis da logística. Levando-se em consideração a importância e a complexidade desta atividade, tanto para a empresa de saúde como para os pacientes, é necessário reafirmar que é preciso mudar a cultura de logística nos hospitais, que em sua maioria não lhe dão a importância devida. Pode-se afirmar, sem dúvida, que a falta de atenção dos gestores hospitalares está provocando sérias perdasna qualidade da prestação dos serviços médico-hospitalares, bem como provocando prejuízos financeiros, que poderiam ser direcionados ao atendimento dos pacientes e ao custeio da própria instituição.

2. LOGÍSTICA

A logística surgiu através de alguns antigos estudiosos, que na década de 20, já falavam da importância do suprimento para o atendimento do mercado. Na segunda guerramundial, os americanos começaram a utilizar os meios logísticos através do transporte, da distribuição e do suprimento das tropas nas operações. Os gregos denominam logística como sendo “a arte de calcular”.
O conceito de logística para Rodrigues (2000) é:
Logística é o conjunto de atividades direcionadas a agregar valor, otimizando o fluxo de materiais, desde a fonte produtora...
tracking img