Central do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
1. Introdução ...................................................................................................... 04
2. Reflexão sobre o filme “Central do Brasil” .................................................... 05
3. Considerações finais ..................................................................................... 09
4. Referência bibliográfica................................................................................. 10


Introdução

O trabalho abordará o conteúdo do filme Central do Brasil, filme premiado internacionalmente. A história dos personagens, a situação social e econômica sob um olhar critico da realidade retratada em cenários opostos do Brasil, sudeste e nordeste.


reflexão sobre o filme “Central do Brasil”


Ofilme tem como cenário inicial uma estação de trem, por onde passam muitas pessoas diariamente. E além do foco principal em Dora, uma professora do primário aposentada que trabalha em uma estação de trem escrevendo cartas para pessoas que não sabem escrever, muitos de seus clientes que desejam dar noticias a seus familiares que se encontram um pouco longe, na sua grande maioria pessoas donordeste. Ao fundo também se pode observar a realidade de outros que ali ganham a vida das mais variadas formas do comercio. Mas dentre um dos clientes uma historia se destaca. O menino Josué vai com sua mãe Ana escrever uma carta ao pai. É quando tem inicio o desenrolar do filme.
Ana, mãe de Josué, uma criança de nove anos de idade, pede que ela escreva uma carta para Jesus de Paiva o seu supostoex-marido que ficou na cidade de Bom Jesus do Norte no estado de Pernambuco com dois filhos Isaias e Moisés. Mas em outro dia ela volta dizendo que não quer mais que a carta seja enviada e pede para que a carta seja rasgada e deseja escrever outra, pois imaginava que tinha sido muito brava com ele na carta. Nesta próxima carta ela diz que Josué, seu filho, queria muito lhe conhecer e estáquerendo ir pra bom Jesus passar uns tempos com ele, ela envia uma foto junto da carta. Ana vai embora e ao sair da estação do metro é atropelada por um ônibus e morre, deixando Josué seu filho sem família na grande cidade do Rio de Janeiro. Agora Josué órfão de mãe começa a vagar pela estação de metro por alguns dias até que Dora resolve levá-lo pra casa. Lá ele conhece a amiga de Dora, Irene, erapidamente desperta o carinho da mesma por ele.
O menino dorme na casa da escritora de cartas e pela manhã eles levantam e vão se encontrar com um conhecido de Dora o Pedrão, responsável pela segurança da estação, que diz conhecer pessoas que ficariam com o menino e ainda os gratificaria por isso, sendo assim Josué fica com Yolanda a suposta mulher generosa que irá dar um futuro de ouro ao meninoórfão.
Irene a repreende dizendo: “Você não assistiu televisão não é! E menciona que o garoto poderia ser morto para retirada dos órgãos como coração, fígado, rins e todos os outros possíveis, porque já estava muito grande para ser adotado”. Irene se referia ao mercado negro de trafico de órgãos, fato talvez desconhecidos por muitos no tempo em que se passa o filme, mas cuja existênciaera/é real. O sentimento de culpa é desperto em Dora e no outro dia pela manhã, ela arma uma forma de retirar o menino daquela casa onde ele estava possivelmente prestes a morte. E os dois fogem rumo dando inicio a busca pelo pai de Josué parte para a cidade de Bom Jesus do Norte no estado de Pernambuco
A partir daí deixa-se de lado o cenários urbano, com trem e ônibus, cidade grande, muitagente, corre-corre e passa a se observar mais paisagens, essas que aos poucos vão perdendo espaço pra paisagem típica de regiões mais secas e áridas do nordeste. Em uma parada destas que o ônibus faz,Dora resolve parar a viagem e voltar para o Rio de Janeiro e deixar o menino Josué seguir sozinho o seu caminho rumo ao seu desejado sonho de conhecer o seu pai. Mas Josué acaba ficando também com...
tracking img