7777

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1..Modelos de Ensino-Aprendizagem e a Didática
O que é Didática? Esta pergunta poderia ser respondida de diversas maneiras. A Didática pode ser definida como uma reflexão sistemática sobre o que acontece na sala de aula, na interação entre professor e o aluno, ou ainda, como uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem, ou sobre os resultados deste processo. Neste tema pretende-se, aorefletir sobre o que é Didática, estabelecer uma relação direta entre o fazer docente e o próprio conceito de educação, aqui definida como formação humana.No roteiro de estudo proposto, o primeiro tema oferece a oportunidade de perceber os caminhos percorridos pelos estudos sobre educação, ensino e aprendizagem, realizados por estudiosos das áreas da filosofia e psicologia. Ao acompanhar as teoriassobre ensino-aprendizagem que emergem nestes campos do conhecimento, buscam-se elementos para a reflexão sobre o fazer docente. Este fazer não é consolidado por esta ou aquela teoria. Mas, percebe-se que é fruto de tensões e manifestações de conflitos entre estas teorias e a prática formulada no dia a dia das salas de aula. Nas concepções propostas para este estudo, destacam-se no campo dapsicologia os estudos desenvolvidos no movimento “Escola Nova”, como superação de concepções tradicionais de ensino e da Psicologia Genética de Jean Piaget, como uma percepção inovadora da construção do conhecimento. Para Piaget aprender é condição natural da criança e está integrado ao seu desenvolvimento cognitivo. Nesse último aspecto, é interessante ater a reflexão proporcionada pelo texto estudadode conhecer as bases científicas da psicologia genética para a compreensão do desenvolvimento cognitivo da criança e relacioná-las às consequências para a prática docente.
Questão 1
Tomar consciência que a Didática hoje oscila entre diferentes paradigmas pode ser algo muito auspicioso para a comunidade pedagógica. Na verdade ela nunca foi monolítica: é o que prova a própria necessidade deadjetivação adotada tantas vezes: Didática renovada, ativa, nova, tradicional, experimental, psicológica, sociológica, filosófica, moderna, geral, especial etc.” (CASTRO)a) Procure no dicionário o significado das palavras: paradigma, auspicioso e monolítica.b) O que a autora do texto denomina de auspicioso? Você concorda com a autora? Justifique.
Qustão 2
(Concurso PEBI, 2009 – São Paulo – adaptado)Uma professora, que trabalha com uma turma de 2º ano, leu para seus alunos a história de uma bruxinha muito má, que, depois de se apaixonar por uma flor, queria se tornar uma pessoa boa. A professora pediu a seus alunos que sugerissem formas de ajudar a bruxinha. Depois de muitas sugestões, os alunos elegeram “a poção má-gica” para solucionar o problema. A professora problematizou a situação: o queé essa poção? De que é feita? Como é feita? Os alunos procuraram explicar o que consideravam ser essa poção e como poderia ser feita. Um aluno propôs que fizessem uma receita da poção. A professora, atuando como escriba, registrou os ingredientes na lousa. A professora pediu a ajuda dos alunos na escrita de algumas palavras. Em seguida, estruturaram o modo de fazer da poção. Os alunos deram ideias,discutiram, argumentaram e fundamentaram suas opiniões. A professora realizou intervenções, para que os alunos elaborassem melhor seus argumentos.Após a leitura do texto acima, volte às páginas 48 a 51 do Livro-texto (4. Consequências pedagógicas da teoria de Piaget) e indique quais dentre os princípios enumerados (de 1 a 9) sustentam a atividade desenvolvida pela professora.
Questão 3(Concurso PEBI, 2009 – São Paulo – adaptado) Considere a fala das professoras sobre o processo de alfabetização. Marta: Costumo trabalhar com meus alunos por meio de jogos. Assim, eles aprendem com prazer e conseguem memorizar com mais facilidade. Havia um menino que comia letras: escrevia CADNO, em vez de CADERNO; PETC, em vez de PETECA. Com o bingo de palavras ele conseguiu superar essa fase.Bia: Eu...
tracking img