Recursos terapeuticos manuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A FISIOTERAPIA NO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

Desde idade antiga, a velhice tem sido associada à dependência, a perda da qualidade de vida e à perda do controle sobre a própria vida. A velhice temsido pensada, na maior parte das vezes, como uma degeneração normal do ser humano, deixando de existir até o potencial para o desenvolvimento humano.
A expectativa de vida está aumentando em todo omundo, levando ao envelhecimento populacional. O envelhecimento pode trazer angústias e decepções, sobretudo em nosso país, onde o envelhecer, nem sempre é respeitado. O processo normal, fisiológico, doenvelhecimento não deve ser considerado doença ou incapacitante, porém uma grande parte idosas desenvolve disfunções e/ou incapacidades. Para a prevenção destas incapacidades e doença que podem limitaro idoso, torna importante o processo de reabilitação, podendo ser definida como o processo para o desenvolvimento da máxima capacidade física, psíquica, social, vocacional, educacional de umindivíduo, considerando suas limitações de qualquer ordem, sejam elas físicas ou não.
Visando desde a preservação da função ao adiamento da instalação de incapacidades através de medidas preventivas, areabilitação diminui o comprometimento motor e cognitivo, promovendo a saúde e melhorando a qualidade de vida.
O tratamento com medicamentos é uma parte da terapêutica, podendo ser utilizado comocoadjuvante. Além disso, "polifarmacoterapia" pode originar efeitos colaterais que podem determinar o aparecimento de distúrbios funcionais secundários, devendo ser recomendado sempre de maneira cautelosa.A diminuição da capacidade funcional dos diversos órgãos e tecidos é a principal característica do envelhecimento, acarretando um risco aumentado de doenças crônico-degenerativas, que estão setornando cada vez mais comuns em nosso país .
A promoção e a atenção à saúde do idoso englobam medidas preventivas, restauradoras e de reabilitação, visando preservar, manter, restaurar ou desenvolver...
tracking img