Breve analise sobre as politicas afirmativas raciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

BREVE ANALISE SOBRE A AMEAÇA QUE AS POLÍTICAS AFIRMATIVAS RACIAS PODEM CAUSAR A UNIDADE E IDENTIDADE NACIONAL.

Macapá – ap
2013
BREVE ANALISE SOBRE A AMEAÇA QUE ASPOLÍTICAS AFIRMATIVAS RACIAS PODEM CAUSAR A UNIDADE E IDENTIDADE NACIONAL.
Max Douglas, FREITAS YATACO

RESUMO
O objetivo do presente trabalho é compreender, a partir das políticas afirmativas raciais,principalmente as cotas nas universidades públicas, a ameaça que tal política pode representar frente à unidade e identidade nacional.

Palavras-chave: Política afirmativa racial, identidade e unidadenacional.

1. Apresentação
Este trabalho busca analisar a política afirmativa racial como um risco à unidade e a identidade nacional, segundo os estudos feitos pela Mestre em Teoria do Estado eDireito Constitucional, Valdênia Geralda de Carvalho, levando em consideração a dificuldade na conceituação de raça, a diferenciação do racismo na sociedade norte-americana em comparação a sociedadebrasileira.

2. Política afirmativa racial: Um atentado a Identidade e Unidade Nacional.

As cotas raciais nas universidades públicas brasileiras vem suscitando calorosos debates entre osque são favoráveis e os que são contrários a essa política, inúmeros argumentos são levantados, tanto pelos contrários quanto pelos que são favoráveis a esta medida do governo, tida comocompensatória, devido os séculos de “coisificação” do negro enquanto escravo.
O governo brasileiro, ao adotar esta política, está tentando pagar uma dívida que é histórica com esta minoria racial, sofrida desde osgrilhões da escravidão até os dias atuais pelo preconceito, no entanto, há um dilema que paira esse debate: O conceito de raça.

Um dos problemas para as políticas afirmativas reside no próprioconceito de raça. Este é palco de divergências e polissemias. Pesquisas científicas mostraram que não existe uma correlação entre herança genética e os caracteres físicos observáveis nos indivíduos, e...
tracking img