Quetionario de semiologia

2029 palavras 9 páginas
ACADEMICA: DÉBORA HELOUISE PAVAN
QUESTIONARIO DE SEMIOLOGÍA OCULAR 1. Descreva a vascularização ocular
A irrigação da órbita e do olho é realizada pela artéria oftálmica, ramo da a. carótida interna. Penetra na órbita pelo canal óptico, abaixo do nervo óptico, emite a artéria central da retina que penetra no III par, artéria lacrimal, artéria supraorbital, ramos musculares que conduzem as arteriaa ciliares anteriores, arterias ciliares posteriores, arterias etmoidais, arterias palpebrais terminando nas artérias dorsal do nariz e infratroclear no canto medial.

2. Descreva a inervação ocular (Via sensitiva ocular)
Rama oftálmica do trigêmeo que inerva: * Córnea e globo ocular (via nervos longo ciliares e nervo lacrimal) * Pálpebras, tecido conjuntivo e fáscia da glândula lacrimal (via nervo lacrimal) 3. Defina hiperemia, injeção, neovascularização, hifema, pannus e micropannus. * -Hiperemia é a vasodilatação dos vasos conjuntivais; * Injeção: é a congestão dos vasos sanguíneos profundos ou superficiais causados por inflamação; * -Neovascularização: é a vascularização da córnea através dos vasos limbares que penetram na córnea; * - Hifema: sangue na câmara anterior; * -Pannus: crescimento de tecido fibrovascular subepitelial a partir do limbo por um processo inflamatório ou degenerativo. O pannus progressivo se caracteriza pela presença de infiltrado corneano além dos vasos em crescimento; * -Micropannus: é uma proliferação subepitelial de tecido fibrovascular do limbo para a córnea, que se estende 1 - 2 mm para além da arcada vascular normal.

4. Descreva as categorias ou tipos de apresentação clinica de olho vermelho * Injeção conjuntival: hiperemia de vasos superficiais da conjuntiva de cor vermelho claro. Processos banais de conjuntiva e pálpebra. Colírio vasoconstritor causa vasoconstrição. * Injeção ciliar ou periceratica: hiperemia de vasos epiesclerais e conjuntivais profundos, de cor vermelho

Relacionados

  • Colaboradora
    124037 palavras | 497 páginas