Recursos materiais e patrimoniais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Recursos materiais e patrimoniais: definição e objetivos
Administração de recursos materiais e Patrimoniais
I – Considerações iniciais
A ciência da administração apoia-se no seguinte tripé:
. Finanças = mola propulsora
. Material = condição para o processo produtivo
. Pessoal = aciona o processo produtivo
(definir as três áreas que se entrelaçam com importâncias iguais).
Para que existauma administração perfeita, é necessária uma harmonia entre estas 3 áreas. Um entrosamento tal que uma fique dependente da outra, porque elas se entrelaçam e se confundem dentro do fluxo administrativo. Nada se pode fazer sem capital, bem como sem material. Somente com estes dois, não temos condições de administrar pois há a falta do elemento humano que irá acionar todo o processo produtivo. Nãodeverá existir diferença no nível hierárquico entre estas áreas pois têm a mesma importância para o bom funcionamento da empresa.
II – Introdução à Administração de materiais
A gerência de materiais é um conceito vital que pode resultar na redução de custos e no aperfeiçoamento do desempenho de uma organização de produção, quando é adequadamente entendida e executada. É um conceito que deve estarcontido na filosofia da empresa e em sua organização.
Os materiais em geral representam a maior parcela de custo de produtos acabados, mostrando que são responsáveis por aproximadamente 52% do custo do produto numa média empresa e, em alguns casos, podem chegar a 85%. O investimento em estoque de materiais é tipicamente de 1/3 do ativo de uma empresa.
Administrar materiais é fazer um exercíciode provedor, analista, pesquisador e programador. É, acima de tudo, colocar a empresa como um organismo viável a todos que dela participam.
DEFINIÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
A administração de materiais visa abastecer, de modo contínuo, a empresa com material que seja necessário para as suas atividades. São 5 requisitos básicos para o abastecimento:
a) qualidade do material;
b) quantidadenecessária;
c) prazo de entrega
d) preço;
e) condições de pagamento.
a) Qualidade do Material
O material deverá apresentar qualidade tal que possibilite sua aceitação dentro e fora da empresa (mercado).
b) Quantidade
Deverá ser estritamente suficiente para suprir as necessidades da produção e estoque, evitando a falta de material para o abastecimento geral da empresa bem como o excesso emestoque.
c) Prazo de Entrega
Deverá ser o menor possível, a fim de levar um melhor atendimento aos consumidores e evitar falta do material.
d) Menor Preço
O preço do produto deverá ser tal que possa situá-lo em posição de concorrência no mercado, proporcionando à empresa um lucro maior.
e) Condições de pagamento
Deverão ser as melhores possíveis para que a empresa tenha maior flexibilidadena transformação ou venda do produto.



ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

INTRODUÇÃO

Não há como uma empresa funcionar sem a existência de recursos, sejam eles financeiros, humanos ou materiais. Esta disciplina irá focar a sua atenção sobre estes últimos, sejam eles no que diz respeito aos insumos ou aos bens patrimoniais indispensáveis no processo de fabricação.
Com a crescente concorrênciaexistente por um participação no mercado consumidor as empresas buscam identificar formas de melhorar seus desempenhos, encontrando maneiras diferentes de obterem vantagens competitivas. Uma das formas de obter uma vantagem, se não competitiva, mas pelo menos comparativa é através de uma boa gestão dos recursos materiais e patrimoniais.
Com os custos crescente é importante gerir bem seus estoquese seu patrimônio produtivo de forma a utilizá-los com a máxima eficiência e eficácia. è sobre isso que estaremos falando a partir de agora.

1. O CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS:
Administração de Recursos Materiais engloba a seqüência de operações que tem início na identificação do fornecedor, na compra do bem ou serviço, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento...
tracking img