Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ULYSSES JANUZZI; JOENICE LEANDRO DINIZ; HERY NONAKA; ELISETE ALICE ZANPRONIO DE OLIVERA















teorias da administração; análise econômica social; tecnologia e desenvolvimento humano; relações interpessoais.

















Teresópolis
2012


ulyssesjanuzzi; joenice leandro diniz; hery nonaka; elisete alice zanpronio de oliveira

















teorias da administração; análise econômica social; tecnologia e desenvolvimento humano; relações interpessoais









Trabalho apresentado ao Curso (tecnologia em gestõ de recursos humanos) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para adisciplina [teorias da administração; analise econômica social; tecnologia e desenvolvimento humano; relações interpessoais].


Prof. Ulysses Januzzi; Joenice Leandro Diniz; Henry nonaka; Elizete Alice Zanproni de Oliveira.






Teresópolis

2012

A GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES DENTRO DOCONTEXTO ECONÔMICO ATUAL.



A necessidade de tornar as empresas mais competitivas vem fazendo com que os administradores busquem incessantemente as mais diversas formas de gerenciar estruturas, processos, pessoas e o próprio mercado. As teorias da administração que se iniciaram com os estudos de Frederick Taylor, no século XIX, vêm sendo modificadas e adaptadas por diversos cientistas dasciências sociais aplicadas e humanas. Antes considerava-se que a base era a família, o estado e a igreja, mas isso mudou e muito. Hoje é possível perceber que a sociedade é baseada em organizações.
Drucker (2000, p.3) comenta que a sociedade ocidental passa por transformações profundas em ciclos de cem anos e que em algumas décadas, a sociedade como um todo se reorganiza em torno denovas visões de mundo, de valores básicos, de estruturas políticas, sociais, culturais e inclusive de “instituições chave”.
Vivemos hoje em uma sociedade que não vive mais um história “ocidental”, mas sim uma história e uma civilização “mundiais” e, neste sentido, as transformações que precisamos não ficam confinadas ou são privilégio de uma ou outra sociedade.
Devido a esteambiente de alta instabilidade e mutação, as organizações vêem a necessidade de acompanhar constantemente estas oscilações mercadológicas, a fim de criar um diferencial competitivo procurando maximizar a qualidade de seu produto/serviço e minimizar seus custos operacionais.
Assim os funcionários acabam sendo avaliados e reconhecidos no contexto organizacional como um mar de números, pelos quaispodem ser identificados, não enquanto “ser”, mas enquanto “ter”. As exigências das organizações buscam profissionais mais flexíveis e dinâmicos, precisamos nos familiarizar com uma sigla muito utilizada entre os profissionais de recursos humanos, o famoso CHA: conhecimentos, habilidades e atitudes, que utilizados estrategicamente, permitem atingir com sucesso as resultados esperados pela empresa.A tarefa de administrar é importante em qualquer atividade formalmente estruturada que envolva recursos humanos e materiais, tecnologia, restrição ambiental, entre outros. Um processo consistente de tomada de decisões, envolvendo recursos e objetivos com intuito de assegurar a eficiência e eficácia, na obtenção de resultados específicos. Portanto, administrar é um processo realizado em umaorganização, um departamento, um setor ou área, independente de sua ordem de grandeza.
Os princípios estabelecidos para administração no inicio do século XX previam uma administração rígida, onde o chefe ou o proprietário eram os donos absolutos das decisões, a autoridade vinha de cima e as suas atividades principais eram mandar e controlar com muito rigor. Depois de algum tempo veio os...
tracking img