Dificuldades de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS




Elmira Carmem Ojeda













processo de inclusão e seus desafios


















Nova Andradina – MS
2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS




Elmira Carmem Ojeda













Processo de Inclusão e seus desafios





Projeto de Pesquisaelaborado na disciplina de T.C.C.I, como requisito parcial para obtenção do Grau de licenciatura no Curso de Pedagogia, orientado pela professora Doutora Terezinha Bazé de Lima.








Nova Andradina– MS
2012




CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS



CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO DE PESQUISA

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

DISCIPLINA:


1.1 TÍTULO DO PROJETO: Processo deInclusão e seus Desafios



1.2 DADOS DA EQUIPE:


COLABORADORES E INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS: Professora Suzana Maria Blasque Mateus – Escola Municipal Mundo da Criança e Professora Lourdes Firmino Marques – Escola Municipal Professor João de Lima Paes

1.3 ORIENTADOR (ES): Professora Adriana Sordi - Psicologia da Aprendizagem e da Educação/dificuldade deaprendizagem/comportamento escolar; Professora Nedina Stein – Tecnologia na Educação, Formação de Professores, Avaliação da Aprendizagem; Professora Georgia Borges – Legislação e Teoria e Prática da Educação Inclusiva.




1.4 TIPO(S) DE PESQUISA (S):


( x ) BIBLIOGRÁFICA


( ) DESCRITIVA


( ) EXPERIMENTAL


( ) EXPLORATÓRIA


( x ) OUTRAS : Pesquisa deCampo e Entrevistas excluir (pesquisa de campo já inclui entrevistas.










2. INTRODUÇÃO




Este projeto pretende analisar como a educação inclusiva está acontecendo atualmente, mostrando de uma forma clara e objetiva tudo que um aluno com necessidades educacionais especiais (NEE) tem direito, e como as escolas se preparam para recebê-lo tendo como objetivo saber como se dátodo esse processo.

Os termos inclusão e educação especial como um todo atualmente são assuntos que envolvem muita discussão e polêmica muito grande, pois apesar de serem muito abordados pela sociedade em geral, ainda enfrentam o preconceito de alguns grupos, na área educacional e inclusive familiares de alunos com NEE, em seu processo inclusivo no ensino regular.

Mostrará também se realmenteas instituições escolares estão preparadas, tanto arquitetonicamente quanto matéria humana capacitado para atender aos alunos NEE em suas particularidades.

Portanto, para amenizar o preconceito e promover cada vez mais a inclusão é necessário e importante se perceber e ter em mente que cada aluno é um ser individual e que o processo de aprendizagem é e deve ser diferenciado, respeitando cadaum no seu tempo certo.



























3. PROBLEMA


Qual ou quais as principais dificuldades que o aluno com necessidades educacionais especiais enfrentam ao serem inclusos em sala de ensino regular comum, bem como a dos profissionais que o recebem?











































4. OBJETIVOS4.1. Gerais:

Pesquisar como o processo de inclusão de um aluno com NEE no ensino regular está ocorrendo nas redes de ensino.

4.2. Específicos:

- Dar ênfase especial às ações que fomentem a aceitação do aluno com NEE no ensino regular;
- Investigar através de questionários se as escolas e professores estão preparados para receber alunos com NEE nas classes comuns do ensino regular;
-Identificar se os sistemas educacionais priorizam ações e desenvolvem programas para a formação de professores, como adequação arquitetônica dos prédios para acessibilidade e a organização de recursos técnicos que promovam a acessibilidade pedagógica dessa clientela.





















Retire todo o projeto destas caixas. Em formatar-bordas e sombreamento- sem borda.
5....
tracking img