Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Climatério e Menopausa
Climatério envolve todo o período de transformações em torno da ultima menstruação. O climatério é a transição para um período na vida da mulher, em que ela deixa para trás a fase reprodutiva. A insuficiência ovariana é secundaria ao esgotamento dos folículos primordiais que constituem o patrimônio genético de cada mulher. A diminuição dos níveis hormonais é um fato queocorre com todos as mulheres e se inicia ao redor dos 40 anos, algumas mulheres podem apresentar um quadro mais acentuado de sinais e sintomas ,porém todas chegarão a menopausa. O climatério costuma durar entre 6 e 8 anos ,antes e depois da menopausa.

Menopausa
A menopausa é a fase em que se encerra a capacidade reprodutiva da mulher, consequência da queda da produção dos hormônios estrógeno eprogesterona e o fim da ovulação, os ovários estão esgotados devido ao desgaste ocorrido na fase reprodutiva, a mulher, além de menstruar mais espaçadamente passa a ter uma ovulação menos frequente ,primeiro cessam as ovulações e depois a menstruação. No entanto, esses hormônios sexuais desempenham, também, papéis importantes no controle de outras funções do organismo. É por isso que muitasmulheres sofrem com sintomas desconfortáveis, como suor noturno, irritabilidade, ansiedade, insônia, cansaço e diminuição de atenção e memória. A redução dos hormônios provoca, ainda, perda da elasticidade da pele e diminuição da massa muscular, além de inibição da reabsorção óssea, aumentando o risco de osteoporose. Mas é possível reduzir os efeitos das mudanças hormonais com uma alimentação saudável,aliada a uma rotina de exercícios regulares.
As mudanças são visíveis no corpo da mulher há uma tendência natural de engordar,pelo que é sempre aconselhável uma dieta mais saudável,não é só um questão de estética e sim de saúde,é preciso ingerir alimentos com menos caloria,gordura e mais cálcio,para auxiliar o fortalecimento dos ossos,além disso nesta nova fase é mais fácil o acumulo de gorduranos vasos sanguíneos que pode causar graves problemas cardíacos isso é mais uma indicação de ingerir um dieta com pouca gordura e praticar exercícios físicos.
Infelizmente a menopausa traz risco a 1/3 das mulheres e elas desenvolvem osteoporose, um processo de enfraquecimento dos ossos que pode ter consequências serias e levar fraturas. O problema é mais frequente nas menopausas precoce, hámedicamento que controlam este problema, o mais importante é prevenir ou descobrir a osteoporose logo no inicio pra se chegar ao tratamento adequado.

Causas
Todos os óvulos que a mulher produzirá ao longo da vida têm sua origem em células germinativas (ou folículos) dos ovários já presentes no instante do nascimento. Essa reserva é usada desde a primeira menstruação (menarca) até a última(menopausa). Mulher nenhuma é capaz de formar novos folículos para repor os que se foram. Quando morrem os últimos deles, os ovários entram em falência e as concentrações dos hormônios femininos, estrogênio e progesterona, caem irreversivelmente.
Entre outras causas possíveis da menopausa, estão as cirurgias ginecológicas que incluem a retirada dos ovários.

Exames de laboratório
É na consulta regular aoginecologista que a mulher relata eventuais problemas pelos quais esta passando e o que leva ao medico solicitar tais exames:
-Hemograma e Tireoide: se o medico suspeitar de anemia e para ver se há variação nos hormônios.
-Colesterol Total e Frações,Triglicérides
-Glicemia de jejum, TSH /T4 LIVRE
Ultrassonografia: se suspeitar de tumor pélvico(na região da bacia).
-Mamografia: para pacientesacima de 40 anos ou menor se na família a histórico de câncer .
-Citologia Oncótica: fundamental para se detectar câncer de colo de útero.


Diagnóstico
O diagnóstico da menopausa só pode ser feito , depois que a mulher passou doze meses sem menstruar. Já o diagnóstico do climatério leva em conta os sintomas, o exame clínico e alguns exames laboratoriais de sangue

Sintomas
Em alguns...
tracking img