Capital de giro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O capital de giro é conhecido também como capital circulante e corresponde aos recursos aplicados em ativo circulante, que se transforma constantemente dentro do ciclo operacional. Como o próprio nome da a entender, o capital de giro fica girando dentro da empresa e, a cada vez que sofre transformação em seu estado patrimonial produz reflexo na contabilidade. Até se transformarfinalmente (novamente) em dinheiro, o valor inicial do capital de giro vai sofrendo acréscimo a cada transformação, de modo que, quando o capital retorna ao (estado de dinheiro), ao completar o ciclo operacional, deverá estar maior do que o valor inicial.
O estudo do capital de giro é fundamental para a administração financeira, por que a empresa precisa recuperar todos os custos e despesas(inclusive financeira) incorridos durante o ciclo operacional e obter o lucro desejado, por meio da venda do produto ou prestação de serviço. O comportamento do capital de giro é extremamente dinâmico, exigindo modelos eficientes e rápidos de avaliação de situação financeira da empresa. Uma necessidade de investimento em giro maldimensionada é certamente uma fonte de comprometimento da solvência daempresa, com reflexos sobre sua posição econômica de rentabilidade.

Capital de Giro

O Capital de Giro (CDG) é o recurso utilizado para sustentar as operações do dia-a-dia da empresa, ou seja, é o capital disponível para condução normal dos negócios da empresa. Alguns pontos importantes da administração eficiente do capital de giro é seu impacto no fluxo de caixa da empresa. O volume de capital degiro utilizado por uma empresa depende de seu volume de venda, política de crédito e do nível de estoque mantido. O CDG necessita de recursos para seu financiamento, ou seja, quanto maior for seu valor, maior a necessidade de financiamento, seja com recursos próprios, seja com recursos de terceiros. O CDG também é um conceito econômico-financeiro e não uma definição legal, constituindo uma fontede fundos permanente utilizada para financiar a ‘Necessidade de Capital de Giro’.
Sobre o tema capital de giro e recursos financeiros, encontramos varias definições para o termo capital de giro, mas no mercado financeiro ele está diretamente ligado à capacidade da empresa em financiar sua demanda por recursos nas suas atividades principais e secundárias, podendo ser recursos próprios ou deterceiros.
Segundo Martins (1991, p.236) “capital de giro ou capital circulante identificam os recursos que giram ou circulam) várias vezes em determinado período. Ou seja, corresponde a uma parcela de capital aplicada pela empresa em seu ciclo operacional, caracteristicamente de curto prazo, a qual assume diferentes formas ao longo do seu processo produtivo e de venda”.
Segundo Archer, Choate eRacette (1.969, p.573) “administração do Capital do giro é o processo de planejamento controle do nível e da composição ativos e passivos circulantes da empresa. Especificamente, administração de capital de giro exige que o administrador financeiro decida qual o montante caixa, outras aplicações de liquidez imediata, contas a receber e estoque que a empresa deverá manter num determinado momento. Alémdisso, o administrador financeiro deve saber como estes ativos correntes serão financiados.
Por este conceito, a administração do capital de giro tem grande destaque no processo de planejamento e controle das operações em geral da empresa.

Administração do Capital de Giro e de Caixa

Os recursos são aplicados na empresa de duas maneiras diferentes: em ativos fixos e em ativos circulantes. Aadministração do capital de giro caracteriza-se pela gestão dos ativos e passivos circulantes. Os ativos circulantes seriam Caixa e Bancos, Estoques, Contas a Receber e Outros Ativos Circulantes. A gestão dos passivos circulantes caracteriza-se pela gestão das contas a pagar em especial. O ativo circulante nada mais é do que o conjunto de recursos de capital que se transformam em recursos...
tracking img