Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8173 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

Essa terceira etapa da nossa atividade prática supervisionada será muito importante para nós conhecermos quais são as habilidades essenciais dos negociadores. Nesta etapa, também exercitaremos a negociação na vida profissional, em situações internas da empresa como, por exemplo, na negociação salarial com a chefia.


2. Desenvolvimento da Etapa № 3 : Passo 1 (Aluno):

Andréia Rosa de Bessa: Habilidades essenciais aos negociadores num contexto globalizado
A habilidade de negociar tem sido considerada um diferencial dentro da visão do mundo globalizado, isto porque os administradores têm ampliado suas áreas de atuação, tratando de negócios em países diferentes, com estilos e habilidades diferentes. Desta forma, o negociador do mundo global deve assumir posturapró-ativa, questionando sempre se as ações não poderiam ser realizadas de uma maneira melhor, buscando sempre uma negociação ganha-ganha. Aqui também cabe a questão das habilidades adquiridas e as natas. Neste caso, as habilidades de negociar são, na maioria delas, aprendidas na prática. Todavia, o comportamento pessoal, as características, valores e cultura de cada negociador determinam o limitede aprendizado das habilidades adquiridas. O negociador efetivo tem, dentre suas habilidades, a capacidade de buscar e aproveitar oportunidades; de comunicar-se facilmente com as partes envolvidas; de liderar e contribuir para um acordo ganha-ganha; de aceitar desafios e detectar riscos sem prejudicar os objetivos; de conhecer suas limitações e superá-las; de ser flexível, adaptando-se àssituações encontradas; e, principalmente, ser paciente e estar constantemente se auto avaliando. As habilidades de negociação para os negociadores no mundo global são importantes à medida que a complexidade do ambiente exige um comportamento e uma postura cada vez mais adaptativa, proativa. Neste sentido, algumas habilidades de negociação que os administradores precisam desenvolver ou aprimorar para.
atuarno mundo global são:
• Ê Concentrar-se nos interesses:
• Buscar o maior número possível de alternativas:
• Separar as pessoas dos problemas: questões pessoais devem ser separadas dos problemas de negócios.
• Comunicar-se
• Saber falar e ouvir:
• Saber interpretar o comportamento humano
• Buscar relacionamento duradouro
• Usar o silêncio adequadamente: o silêncio durante as negociaçõespode significar concordância ou reflexão,
• Ser flexível
 Bruna Herculano da silva: Habilidades essenciais aos negociadores num contexto globalizado
Quanto às habilidades as mais importantes, são:
• Demonstração da compreensão de todo administrativo, de modo integrado, sistêmico e estratégico, bem como de suas relações com o ambiente externo: a habilidade mais importante que oadministrador do futuro deve ter, segundo a pesquisa, é a capacidade de compreender a empresa como um todo e as inter-relações entre as partes, mais uma vez ressaltando a importância de se ter visão sistêmica e integrada da organização. Assim, privilegia-se a adaptação às circunstâncias ambientais, cada vez mais mutantes, exigindo flexibilidade do administrador e da empresa.
• Utilização deraciocínio lógico, crítico e analítico: frente às constantes transformações ambientais, os espíritos crítico, lógico e analítico dão sustentação ao processo de mudança e adaptação, visto que se tem argumentos fortes sobre o por quê das alterações organizacionais, criticando novos processos, conceitos, ferramentas, antes de implantá-los, criando um espírito lógico entra as necessidades organizacionais e oprocesso de mudança.
• Comunicação interpessoal e expressão correta nos documentos técnicos específicos e de interpretação da realidade: a comunicação é um dos fatores primordiais para que uma empresa seja bem sucedida em tudo o que faça. Esta comunicação deve basear-se na troca de informações importantes entre toda a empresa, permitindo interpretação da realidade, definição e disseminação da...
tracking img