Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mudança Organizacional

Trabalho realizado por:
José Almeida

Índice


Introdução Página 3
Tipos de Mudança Página 4
O processo de mudança Página 5
Factores de resistência à mudança Página 7
Os líderes e a mudança Página 8
Conclusão Página 9
Webgrafia Página 10

Introdução

No âmbito da unidade curricular de Gestão de RecursosHumanos, leccionada no 2º ano, da licenciatura de Turismo, foi-nos proposto um trabalho acerca de um tema dado nas aulas. A minha escolha foi o tema Mudança Organizacional nas empresas.
A gestão de recursos humanos tem o papel de mudar as pessoas para que a organização seja eficiente, eficaz e económica e assim atingir o objectivo desejado.
A gestão da mudança organizacional implica diagnóstico;intervenção e avaliação. A mudança, no entanto, é sempre difícil, uma vez que as pessoas baseiam a sua actuação pela conformidade com o seu passado, sendo difícil convencer as pessoas de que o que foi causa de sucesso no passado, não continuará a sê-lo no futuro devido às mudanças que se verificam ao longo dos anos.
A mudança organizacional é uma realidade do mundo actual e provavelmente nãomudará tão cedo. As empresas devem esperar enfrentar ainda mais mudanças no futuro, a um ritmo cada vez mais acelerado. As organizações têm que lidar com novas tecnologias e actualizações das tecnologias existentes. Têm que enfrentar reorganizações empresariais, iniciativas de melhoria de processos e também junções e aquisições.

Tipos de Mudança

Existem diferentes tipos de mudançasorganizacionais. As organizações podem inovar numa ou mais áreas, dependendo das forças internas e externas de mudança.

Mudanças Tecnológicas
É o processo de produção da organização, ou seja, à forma como a organização realiza o seu trabalho. São dimensionadas para tornar mais eficaz o processo de produção de um produto ou a prestação de um serviço. Os empregados nos níveis hierárquicos mais baixosconhecem a tecnologia e têm a capacidade necessária para propor mudanças.

Mudanças no portfólio de produtos
É uma mudança no produto ou serviço produzido pela organização. Têm grandes complicações para uma organização porque são muitas vezes o resultado de uma nova estratégia e podem definir um novo mercado. O lançamento de um novo produto não envolve apenas novas tecnologias, mas também asnecessidades dos clientes.

Mudanças Estruturais
Envolvem toda a hierarquia da empresa ou organização, as metas, as características estruturais, os procedimentos administrativos e os sistemas administrativos. A habilidade para a melhoria administrativa tem a sua origem nos níveis médio e alto da organização. As tácticas de implementação incluem instrução, participação e negociação com todos osempregados.

Mudanças Culturais
Referem-se a uma mudança nos valores, normas, atitudes, crenças e comportamento dos empregados. Têm a ver com a maneira como os colaboradores da organização pensam.

O Processo de Mudança

Kurt Lewin descreve o processo de mudança segundo três fases: descongelamento, mudança e recongelamento.

Descongelamento
Quanto maior a competitividade, maior a necessidadede adaptação (ex.: certificação de qualidade das empresas). O descongelamento é a diminuição da força de valores, atitudes ou comportamentos anteriores. A percepção de novas experiências leva a que haja um estado actual de insatisfação em relação ao que existe. O descongelamento exprime a motivação para a mudança, que poderá estar associada a processos de ansiedade que requerem a criação desegurança psicológica como forma de reduzir a resistência para alterar a situação presente.
Nesta fase actuam três mecanismos: a desconfirmação, a indução de culpa e ansiedade e a criação de segurança psicológica.
A desconfirmação é quando alguns comportamentos das pessoas não levam aos resultados pretendidos e quando as hipóteses acerca do mundo deixam de ser consolidadas pela experiência. A...
tracking img