O idoso institucionalizado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS - CCH
CURSO DE PSICOLOGIA








Camila Pontes Anselmo
Gildésio Freire Carvalho
Jennifer Kerolly de Oliveira Barros








O IDOSO INSTITUCIONALIZADO

















Fortaleza – CE
Junho/2011

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS - CCH
CURSO DE PSICOLOGIA






Camila PontesAnselmo
Gildésio Freire Carvalho
Jennifer Kerolly de Oliveira Barros







O IDOSO INSTITUCIONALIZADO






Relatório apresentado ao curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza, como requisito parcial à aprovação na disciplina Prática Integrativa IV, ministrada pela Profª. Drª. Marininha Gruska Benevides.












Fortaleza – CE
Junho/2011
SUMÁRIO1. INTRODUÇÃO 00
2. A SECA E OS RETIRANTES 00
3. A INSTITUIÇÃO LAR TORRES DE MELO 00
4. INSTITUIÇÃO TOTAL 00
O mundo do Internado 00
5. A SITUAÇÃO DO IDOSO NO BRASIL 00
6. FINITUDE E A MORTE 00
7.FAMÍLIA 00
8. SEXUALIDADE 00
9. ANÁLISE DOS RESULTADOS 00
10. CONSIDERAÇÕES FINAIS 00
REFERÊNCIAS 00
APÊNDICES 00
ANEXOS 00













1. INTRODUÇÃO
Este trabalho se propõe a desenvolver uma reflexão sobre a experiência de observar organizações sociais, especificamente umaInstituição Total, no intuito de compreender sua estrutura e funcionamento. As instituições totais são marcadas pelo fechamento e por proibições das mais diversas. Estas são classificadas em vários agrupamentos definidos a partir da função, tais como: aquelas cuja função é cuidar de pessoas consideradas incapazes e inofensivas, no caso das casas para cegos, velhos, órfãos e indigentes; existem aindaàs que acolhem pessoas consideradas incapazes de cuidar de si mesmas e que constituem uma ameaça à comunidade, como, por exemplo, os hospitais mentais e os sanatórios para tuberculosos; outras seriam organizadas para proteger a comunidade contra perigos intencionais, aqui entrariam as cadeias, penitenciárias etc.; e por fim aquelas que são estabelecidas com a intenção de realizar alguma tarefa detrabalho: quartéis, navios etc. (GOFFMAN, 1974).
As chamadas instituições totais fazem parte do setor terciário da economia, ou seja, é o setor que está relacionado aos serviços, sendo que estes são produtos não materiais que satisfazem determinadas necessidades. Podem pertence também ao 3º setor, tendo em vista que a instituição visitada para este trabalho tem caráter filantrópico.
Opresente estudo tem como problema de pesquisa contribuir para o entendimento do funcionamento das instituições totais e como estas colaboram para a qualidade de vida dos internos que a compõem. Com o propósito de respondermos à pergunta de pesquisa, definimos como objetivo geral:
• Investigar uma instituição total, a fim de compreendermos sua estrutura e funcionamento, ou seja, a forma como se dáo processo de inserção desses sujeitos na instituição, bem como a dinâmica e os processos característicos da Instituição Total.
O trabalho de campo foi desenvolvido na associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, Lar Torres de Melo, que abriga pessoas idosas, de ambos os sexos. Assim, definimos alguns objetivos específicos no presente estudo:
• Realizar um mínimo de oitovisitas ao Lar Torres de Melo (instituição total);
• Colher informações de funcionários, técnicos e/ou dos internos acerca da história e do funcionamento da instituição;
• Verificar a estrutura e o funcionamento do Lar Torres de Melo;
• Averiguar a dinâmica das redes de interação, interna e externa, e sua relação com o desenvolvimento humano;
• Analisar criticamente a...
tracking img