Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Literatura de Cordel: a literatura popular no país da falatória

No texto de ontem, em que fiz uma tentativa de mostrar a pobreza literária dos brasileiros, através da paródia do livro maisvendido, ficou evidente que tenho poucas esperanças quanto à difusão da leitura por aqui.

Só que apesar dessa crítica ter feito bastante sentido, falou considerar um aspecto da literatura brasileira que ébem importante: a literatura popular, ou literatura de cordel.

-------------------------------------------------
O que é literatura de cordel
Literatura de Cordel é, como qualquer outra formaartística, uma manifestação cultural. Por meio da escrita são transmitidas as cantigas, os poemas e as histórias do povo — pelo próprio povo.
O nome de Cordel teve origem em Portugal, onde os livretos,antigamente, eram expostos em barbantes, como roupas no varal.

-------------------------------------------------
Origens da literatura de cordel
As primeiras manifestações da literatura popularno ocidente ocorreram por volta do século XII. Peregrinos encontravam-se no sul da França, em direção à Palestina; no norte da Itália, para chegar à Roma; e ainda na Galícia, no santuário de Santiago.Nesses encontros eram transmitidas as histórias e compostos os primeiros versos, de forma muito primitiva.
O que interessa para nós é que foi dessa forma que surgiram os primeiros núcleos decultura regional que espalharam-se pela Europa e, posteriormente, pela América.
-------------------------------------------------
A literatura de cordel no Brasil
Devido ao atraso da chegada da imprensapor aqui e seu acesso pelo público, as produções literárias de populares tiveram seu apogeu apenas no século XX.
Nossa literatura de cordel é caracterizada, principalmente, pela poesia popular. Aprosa aparece muito mais na forma oral, que passa de geração para geração.
Como é uma manifestação muito mais cultural do que intelectual, destaca-se em regiões onde a cultura é mais valorizada e...
tracking img