Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1963 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic] UNIVERSIDADE ANHANGUERA
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIDERP Interativa
PÓLO PILAR DO SUL / SP
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
ATPS
Saúde e Segurança no Trabalho


Semestre 3º
Turma N 31
Professor Tutor Presencial
Paulo Tadeu Ferraz deMoura




Acadêmicos:
Nelson André da Costa Carriel RA 341189
Auroelen Vieira Caetano RA 337114
Gabriele Natali Alexandre RA 33710
Maio/2012
























ETAPA 1




Passo 1

Leitura do artigo Introdução á Segurança do Trabalho

Passo 2

Um acidente de trabalho é aquele que severifique no local e no tempo de trabalho, produzindo lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte redução na capacidade de trabalho, ou de ganho, ou a morte.
O acidente de trabalho é definido pela legislação brasileira como toda redução ou perda de capacidade laborativa que seja causada por fatores externos e traumáticos relacionados ao trabalho.

O acidente de trabalho incluiqualquer injúria sofrida no horário e no local de trabalho, como agressão física ou incêndio, mesmo que em hora de almoço ou descanso. Inclui também uma lesão ocorrida a caminho do trabalho ou de volta para casa e viagens de trabalho ou de estudo financiadas pela empresa. A doença ocupacional é igualada ao acidente de trabalho para todos os efeitos, nesse caso é necessário verificar se a causa éde fato laboral.

Passo 3

O segurado deve comparecer à perícia médica do INSS munido de sua documentação médica e da Comunicação de Acidente de Trabalho emitida pela empresa. Entretanto, o perito médico pode reconhecer o nexo entre o trabalho e a lesão ou doença sem a CAT. Pode ser necessário vistoriar o posto de trabalho.

O segurado possui direito a um ano de estabilidade no emprego após ofim do auxílio-doença e a uma indenização se houve culpa ou dolo da empresa.
Diante do exposto, é fundamental a atenção para possíveis riscos de acidentes de trabalho na pizzaria, já que a mesma possui um número razoável de funcionários, esta atenção primeiramente por zelar pela saúde e bem estar da equipe, posteriormente para evitar prejuízos maiores ao empreendimento, indenização, custasmédicas, etc.

Para evitar tais desabonos é essencial considerar fatores como: cozinha (instalação dos fogões, forno a lenha, exaustão/ventilação, espaço para o número de cozinheiros, instalações elétricas – freezer, geladeira; condições do gás), entregas (manutenção das motocicletas, capacetes, vestimenta para dias de chuva e/ou frio), recepção (mesa, cadeira, descanso para pés e punhos), limpeza(luvas, galochas, instrução para a periculosidade das substâncias químicas), salão (condições do piso, espaço para circulação, tipo de bandejas).

E também elencar quais são o colaboradores que estão mais expostos à acidentes, numa ordem decrescente à exposição: cozinheiros, moto - boys, lavadores de louças, manobristas, segurança, funcionários de limpeza, garçons, monitor, etc.

Após toda essaanálise é necessário elaborar um plano para prevenção de acidentes para posteriormente colocá-los em prática.

Passo 4

Acidentes de trabalho são bem comuns, e depois que acontece alguma coisa com um funcionário, o prejuízo é bem maior do que se garantir antes e se prevenir de alguma forma.

Por essa razão é que é preciso saber como se prevenir dos acidentes de trabalho. A conscientização é amelhor prevenção, mas para tomar essa conscientização e os cuidados necessários, primeiro avaliemos alguns tipos de acidentes de trabalho. Bem, são considerados acidentes de trabalho qualquer coisa que aconteça nos trajetos de ida e volta do trabalho, podem ocorrer na execução de seus serviços, e um exemplo disso são as quedas e os soterramentos que podem ocorrer, embora não se tenha muito...
tracking img