Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2227 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESAFIO

“Durante o ano em que passou você assumiu novas responsabilidades, trabalhou duro e se dedicou totalmente à empresa para a qual trabalha. Além disso, você acaba de ingressar em um curso superior na área de gestão e está se capacitando para ser um funcionário melhor. Tem bons motivos para pleitear um aumento salarial. Bem preparado, munido de dados que comprovam o desempenho pessoal eos resultados para a empresa, dirige-se aos respectivos gerentes e ouve um “NÃO” como resposta aos seus anseios e pretensões.

Você estaria preparado (a) para essa resposta?

Acho que não! Diante de todo o meu planejamento, e das qualificações, dedicação, mostrando resultados para a empresa, do ano que passou, um “não” seria desmotivador para continuar realizando meu trabalho epoderia diminuir muito minhas expectativas em relação a empresa. Mostraria que a empresa não está preocupada em ter funcionários qualificadas, mas sim que os serviços sejam feitos, e que custe pouco para a empresa.

Qual seria a sua reação?

Mostraria os resultados e dedicação que tive com a empresa, onde reconhecimento de ganha-ganha seria bom para ambos os lados.

Comoadministraria a situação?

Procuraria deixar algo fechado para um médio ou longo prazo. E assim continuaria executando com excelência o meu trabalho, aguardando uma próxima oportunidade.

Quais seriam seus argumentos nesta negociação para aumento salarial?”

Não colocaria o aumento salarial em primeiro lugar, mas sim que já estou na empresa a um bom tempo e que contratar outra pessoa teriaum gasto maior. Mostraria os resultados, o quanto a empresa cresceu com o meu trabalho, o quanto representa para eles ter em seu quadro de funcionários uma pessoa com qualificações e sempre se qualificando, parte dos projetos futuros que tenho em mente, etc.

DEFINIÇÃO PARA A NEGOCIAÇÃO:

Existe uma vasta literatura que trata do tema Negociação, cada autor apresenta sua definição. Entre asvárias definições apresentadas, a que pode ser considerada como a que resume a idéia da maioria dos autores é a que define Negociação como:
A negociação nada mais é do que a junção de duas partes, de dois pontos diferentes com o mesmo intuito em ter um bom relacionamento e um bom rendimento.

Existem dois tipos de negociador: O flexível e inflexível.
O negociador flexível tenta evitar o conflitopessoal o que por vezes o pode fazer sentir explorado. Já o negociador inflexível encara qualquer situação com o confronto de vontades, no qual assume uma posição de querer ganhar, o que pode dar origem a uma resposta igualmente agressiva afetando assim as sua relação com parte contrária.

Outro conceito que podemos levar em consideração será o ponto de resistência. Basicamente o ponto deresistência representa o limite que os negociadores não estão dispostos a ultrapassar, por exemplo, é o salário abaixo do qual o candidato a um emprego prefere não aceitar. Por norma o ponto de resistência é ocultado por ambas as partes, mas pode ocorrer a sua divulgação durante a negociação.
Como conceito básico e chave de negociação temos também o nível de aspiração. Este é o resultado que o negociadordeseja realmente atingir. O nível de aspiração deve ser realista para não induzir o negociador a apresentar ofertas irrealistas.
Não podemos esquecer do conceito de oferta inicial, pois ela constitui um elemento crucial em qualquer negociação. Muitas vezes a associado a oferta inicial fica associado um efeito designado por ancoragem,porque quando a incerteza se instala na negociação de umacordo,a oferta inicial funciona como uma ancora.

O meio pelo qual as pessoas buscam o entendimento e o consenso.
Negociar é buscar o acordo por meio do diálogo, é a forma para as pessoas minimizarem ou eliminarem suas diferenças.
A palavra negociação é de origem latina, negotiatus, que significa “cuidar dos negócios”.
Negociação é um processo de relacionamento interpessoal que ocorre quando...
tracking img