Economia planificada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade paulista unip
Gestão Recursos Humanos

Economia e Comércio

Santana de Parnaíba
2012

Relatório

Economia Planificada

Universidade paulista unip
Gestão em recursos humanos


Economia planificada
Orientador: Marcio Antoni

Santana de Parnaíba
2012

Resumo:A economia planificada faz um grande contraste com as economias não planejadas, como é o caso daeconomia de mercado, onde a produção, distribuição, preços e as decisões de investimento são tomadas pelos proprietários privados, baseado nos seus interesses individuais. Outras formas de economia planificada incluem aquelas que usam o planejamento indicativo, em que o Estado emprega influência, doações e impostos, mas não obriga ninguém a nada, como é muitas vezes definido.Onde o Estado decide oquanto será investido do PIB, o Estado faz a ”democratização” dos meios de produção, assim não haverá nenhum tipo de desigualdade, já que o Estado escolhe, também, para onde irão escoar os produtos, que não se tornarão mercadoria, já que não há venda, ou troca, no regime socialista.

Sumário

Introdução 06
O que é Economia Planificada? 06
Economia planificada 07
Socialismo: economiaplanificada 09
Industrialização Planificada 11
Vantagens da Economia Planificada Sobre a Economia de Mercado. 12
Conclusão 13
Referências Bibliográficas. 15

Introdução

O que é Economia Planificada?
A economia planificada é um sistema econômico planejado e acompanhado por especialistas do estado, principalmente em relação à produção. E nesse sistema, o estado detém o poder sobreos meios de produção e tem o controle de toda a atividade econômica, distribuindo as matérias-primas para cada unidade de produção.
Nessa economia, o planejamento econômico central do Estado ou do governo controla todos os principais setores da economia e toma todas as decisões sobre o uso dos recursos e da distribuição da produção. Os planejadores decidem o que deve ser produzido, produzindo osbens de acordo com os objetivos nacionais e sociais.

Economia planificada

Recebe o nome de economia planificada o sistema no qual a organização econômica, as decisões econômicas em geral de uma nação são determinadas por um plano e não pelo mercado. Tal plano é elaborado pelo Estado, isto é, por autoridades e técnicos que trabalham em setores estatais. O resultado é um programa, válido porum determinado período, geralmente de cinco anos, a prática usual dos países que adotaram tal modelo de economia (plano quinquenal). Para que exista uma economia planificada é preciso que todos os meios de produção sejam estatizados. Assim, o Estado passa a ser o proprietario de todas as empresas importantes: bancos, indústrias. meios de transporte, etc.
A partir daí, as autoridadesgovernamentais serão responsáveis pela centralização e controle todas as decisões de aspecto econômico e financeiro. Os preços na economia planificada não obedecem à lei da oferta e da procura, fundamental numa economia de mercado (o sistema inversamente proporcional à economia planificada) mas sim às decisões estatais. A consequencia disso é que, caso falte um produto no mercado, seu produto não iráaumentar, e ao mesmo tempo, outro produto que tenha procura em demasia nao sofrerá aumento de preço algum.
Os planos econômicos governamentais são responsáveis ainda por decidir como, quando e onde serão vendidos os produtos e a mão de obra no país inteiro. Na economia planificada também não existe mercado de capitais (bolsa de valores, compra e venda de ações), símbolo dos países que adotam economiade mercado, ou seja, capitalistas, porque todas as empresas são estatais. Mesmo que fosse possível a introdução de mercado de capitais neste sistema, isso seria uma experiência confusa, pois toda troca realizada em bolsa de valores é bastante influenciada pela consolidação da marca e pelo status da empresa no mercado, ou fatores similares, que são, por sua natureza, de iniciativa particular. As...
tracking img