Economia planificada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia planificada, também chamada de "economia centralizada" ou "economia centralmente planejada", é um sistema econômico no qual a produção é previa e racionalmente planejada porespecialistas[1], na qual os meios de produção são propriedade do Estado e a atividade econômica é controlada por uma autoridade central que estabelece metas de produção e distribui as matérias primas para asunidades de produção. Nesse sistema a escolha da proporção entre quanto do PIB deve ser investido, e quanto deve ser consumido, torna-se uma decisão política centralizada[2].
O economista e filósofo Ludwigvon Mises afirmou, em 1920, a impossibilidade do calculo de preço numa economia socialista, que é necessario para a implantação de um sistema econômico planificado. A teoria da impossibilidade docalculo de preço basicamente diz que para ser determinada uma meta de produção, o que seria a primeira etapa para a economia planificada, é necessario conhecer a demanda, que por sua vez, para serconhecida, é preciso de um preço determinado pelo mercado. Como não há mercado em uma econômia planificada, não é possível conhecer o preço, e portanto, não é possível conhecer a demanda, tornando a econômiaplanificada teoricamente impossível. Essa ideia foi ampliada e fortalecida por Friedrich Hayek.
Em uma economia planificada não há desordem na produção. O Planejamento é feito de forma que não hajaescassez ou abundância de determinado produto, portanto os preços raramente são modificados. Sua forma mais conhecida é o tipo de economia que foi adotada, durante cerca de 70 anos, pelo regimecomunista-bolchevista da União Soviética, e por seus países satélites, bem como pela China no perído do Grande Salto Adiante (1958-63)[3]. Os socialistas defendem a planificação da economia, em maior oumenor grau. Hoje em dia muito poucos economistas, mesmo socialistas, ainda defendem uma economia totalmente centralizada e planificada, como foi a soviética[1]. Em 2007 só existiam três economias...
tracking img