Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAP 2- O subsistema de provisão de Recursos Humanos
A profissão de recursos humanos envolve o planejamento de RH, o recrutamento, e a seleção de pessoas relacionam-se com o ambiente organizacional devido ao convívio com o mercado de trabalho (oferta e procura) e mercado de recursos humanos (indivíduos aptos para o trabalho). Tais mercados são regulados pela lei da oferta e da procura.
Osubsistema de provisão de recursos humanos funciona como a porta de entrada dos talentos que traze a vida, inteligência, motivação, e competências para a organização.
Porém, essa porta de entrada precisa filtrar e deixar entrar apenas os candidatos que realmente tragam recursos e competências desejados pela organização.
A Provisão de Recursos Humanos
O primeiro dos subsistemas é a provisão de RH,que constitui a porta de entrada das pessoas dentro da organização, já que é o responsável pela busca no mercado e pelo engajamento de novos funcionários. Os tópicos principais abordados são: o Planejamento de RH, o Recrutamento e a seleção de pessoas.
De acordo com a abordagem sistêmica, a organização utiliza um sistema aberto, pois, ingressam vários tipos de recursos como, por exemplo:Materiais, Financeiros, Humanos, e etc. Também a entrada e saída de produtos, serviços ou informações. O sistema aberto mantém continua e constante interação com o ambiente externo, efetuando trocas como as entradas de recursos e informações ingressam no sistema que produz resultados, saídas, serviços. Esse ambiente é envolvido por restrições e limitações. Essas restrições são muito variadas, indo desdeas limitações sobre o preço dos produtos ou serviços, até as restrições sobre o capital, demanda de produtos e serviços. O sistema não opera livremente, mas opera dentro de alguns limites impostos pelo ambiente situado.
O Ambiente Organizacional
Toda organização opera dentro de um ambiente junto com outras organizações, elas concorrem entre si em relação às necessidades de entradas e saídas.A organização recebe as informações, e dados para tomada de decisões como, por exemplo: pesquisa de mercado, pesquisa de fornecedores e etc. Os insumos necessários para as operações é a entrada de recursos materiais, matéria-prima, maquinas, equipamentos, materiais, e etc. E também a entrada dos recursos financeiros, entrada dos talentos humanos, O ambiente constitui o cenário de todas asoperações de uma organização. De todos os aspectos citados, o que mais interessa é o fato de que recursos humanos ingressam e saem do sistema gerando uma dinâmica particular. Então, os segmentos do ambiente organizacional que interessam o mercado de recursos humanos são os candidatos, e o mercado de trabalho que nada mais é que as organizações.
Mercado de Trabalho
É constituído pelas ofertas de trabalho,ou de emprego oferecidos pelas organizações em um determinado lugar e uma determinada época. Quanto maior o numero de organizações, tanto maior o mercado de trabalho e o seu potencial de disponibilidades de vagas e oportunidades de emprego. O mercado de trabalho também pode ser segmentado por diversos setores de atividades ou categorias como empresas metalúrgicas, de plásticos, bancos,financeiros e etc.
Ou por tamanho, organizações, grandes, medias, pequenas, microempresas. O mercado de trabalho comporta-se em termos de oferta e procura, de um lado há disponibilidade de emprego, e de outro, demanda de empregos.
Mercado de Recursos Humanos
É Constituído pelo conjunto de pessoas aptas ao trabalho em algum determinado lugar ou época. É definido de acordo com a parcela da população quetem condições de trabalhar ou esta trabalhando, O conjunto de pessoas empregadas, ou desempregadas que compõe o mercado de recursos humanos disponíveis e aptas ao trabalho. O mercado de RH constitui candidatos reais com potenciais em relação a determinadas oportunidades de emprego, classificam como candidatos reais aqueles que estão procurando novas oportunidades independentemente estando...
tracking img