Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este relatório tem como finalidade apresentar a implantação do conhecimento teórico, abordado durante o curso de Formação Especifica em Administração de Recursos Humanos colocando em pratica, através do desenvolvimento do programa de estagio.
Diante da oportunidade com o objetivo de colocar em pratica meu aprendizado.
Dividido em três capítulos, no primeiro consta a apresentaçãoda empresa constando sua razão social, endereço histórico, numero de funcionários, ramo de atividades realizadas, localização e organograma.
Para obter uma melhor compreensão do segundo capitulo o mesmo depara-se ramificado em duas seções. A primeira aborda o setor onde foram desenvolvidas as atividades, e a maneira que o departamento funciona dentro da empresa em questão. Já a segunda seção évoltada a atenção para a descrição das tarefas desempenhadas e a correlação de tais atividades com as disciplinas expostas em sala de aula. Enfim o ultimo subcapitulo constam considerações finais onde esta exposta minhas opiniões sobre o trabalho desenvolvido.

Tarefas Desenvolvidas

Acompanhamento do Controle de frequência de colaboradores como vários colaboradores desempenham tarefasem diversos setores distintos, o RH utiliza dois métodos para controlar a frequência dos mesmos: o cartão de ponto (conduzidos aos funcionários que prestam serviços em locais que não possuem relógio de ponto) e o ponto eletrônico.
Ao ser entregue nos Recursos Humanos, verifica-se o cartão de ponto para que haja a certificação de que o mesmo não esteja rasurado ou com datas não condizentes aocalendário.
Após a conferência, analisa-se a frequência de cada colaborador, apontando em uma planilha as horas extras realizadas, juntamente com atrasos e faltas. Em seguida, averigua-se se férias, atestados e declarações médicas apresentados estão de acordo com os apontamentos do cartão.
Com todas as etapas em conformidade, lançam-se no Sistema as horas extras, faltas e atrasos e cadastram-se osatestados e declarações médicas.
O controle através do ponto eletrônico inicia-se com a coleta (por meio de leitura de pen drive) de registros de ponto que são importados para o Sistema utilizado pela empresa. As inconsistências (horários não registrados ou apontados em duplicidade etc.) são verificadas, impressas e entregues aos colaboradores para que os mesmos justifiquem as marcações imparciais.Com as justificativas (declarações, atestados médicos etc.) em prontidão e ciência do supervisor, transportam-se as horas extras, atrasos e faltas ao programa de gestão de pessoas para que sejam calculados. Os espelhos de ponto são impressos e encaminhados aos funcionários para que cada um confirme, através da assinatura, o ponto registrado.
Essa atividade está relacionada às disciplinasLegislação Social e Trabalhista, Administração de Recursos Humanos e Introdução ao Direito Público e Privado.
Acompanhamento a folha de pagamento por envolver o salário dos funcionários, tal tarefa exige muita atenção e responsabilidade.
A folha de pagamento, conforme Marras (2002):
(...) é um processo contábil de entrada e saída, de crédito e débito, onde por um lado entra a remuneração do empregado(salário mais todas as verbas de crédito como horas extras, adicionais, bônus, gratificações etc.) e de outro os descontos legais.
(INSS, IR etc.) e os descontos eventuais como vale-refeição, vales, falta e atrasos etc. (MARRAS, 2002, p. 193).
As verbas do Sistema podem ser informadas (manuais, como por exemplo, hora extra, diferença de função, atraso, desconta de telefone) ou geradas(automáticas / fixas, tais verbas são visualizadas após o cálculo da folha de pagamento). Após o lançamento das verbas informadas, calcula-se a folha e verifica-se a exatidão dos resultados obtidos.
Além da Administração de Recursos Humanos, a tarefa desenvolvida relaciona-se com a disciplina Contabilidade Geral.
Apoio em processos admissionais solicita-se da pessoa que será inserida na organização os...
tracking img