Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A administração é uma ciência humana fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção. A administração estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno de forma sustentável e com responsabilidade social.
Após a Revolução industrial ouve a necessidade de organizar os estabelecimentos, levou os profissionaisde diversas áreas a buscar soluções especificas para problemas que não existiam antes.
As teorias da administração podem ser divididas em varias correntes ou abordagens. Cada abordagem representa uma maneira especifica de encarar a tarefa e as características especificas do trabalho de administração.
O estudo da teoria nos ajuda a compreender os processos fundamentais, a escolher uma linhaeficaz de ação. Em essência, uma teoria é um conjunto coerente de pressupostos elaborados para explicar as relações entre dois ou mais fatores observáveis. Mostra de onde tiramos algumas de nossas idéias sobre as organizações e sobre as pessoas que participam dela.
Estudando as diferentes teorias passamos a ver que cada uma delas é produtos de seu ambiente, das forças sociais, econômicas, políticas etecnologias presentes num dado tempo e lugar.
As teorias são fontes de novas idéias, elas nós dão a chance de assumir um ponto de vista diferente com relação às situações do cotidiano. Podemos citar duas das teorias da administração mais atuas que são Teoria Cientifica e Teoria Clássica.
O surgimento da administração Cientifica ocorreu na virada do século XX, sendo que a industria expandiu-seaceleradamente, o que gerou preocupações também com o aumento da eficiência nos processos de produção cientifica com a racionalização do trabalho.
Um dos maiores expoentes da teoria cientifica foi Frederick Taylor com uma vasta experiência na linha de produção, Taylor dedicou-se a uma rigorosa observação das habilidades e métodos usados pelos operários.
Taylor pode observar que os operáriosaprendiam suas funções uns com os outros e percebeu que esse costume natural entre os operários, desenvolvia diferentes métodos de execução da mesma tarefa, variando instrumentos e ferramentas para a mesma operação.
A partir dessas constatações Taylor criou a Organização Racional do Trabalho, substituindo métodos empíricos e rudimentares por métodos científicos. Para que o operário executasse deforma mais simples e rápida a sua função, estabelecendo um tempo médio, a fim de que as atividades fossem feitas em um tempo menor e com qualidade, aumentando a produção.
Os principio enunciados por Taylor no que concerne à administração, pelas quais a organização deve se orientar para melhorar sua eficiência, a partir de critérios supostamente científicos que são: planejamento, seleção ou preparo,controle e execução.
Alem dos critérios científicos podemos citar alguns fundamentos criados por Taylor:
• Estudo da fadiga humana; a fadiga predispõe o trabalhador à diminuição da produtividade e perda de qualidade, acidentes, doenças e aumento da rotatividade de pessoal;
• Divisão do trabalho e especialização do operário;
• Analises do trabalho e estudos dos tempos e movimentos: cada um seespecializaria e desenvolveria as atividades em que mais tivesse aptidões;
• Desenhos cargos e tarefas: desenhar cargos e especificar o conteúdo de tarefas de uma função, como executar as relações com os demais cargos existentes;
• Incentivos salariais e prêmios por produtividade;
• condições de trabalho: o conforto do operário e o ambiente físico ganham valores, não porque as pessoasmerecessem, mas porque são essenciais para o ganho de produtividade;
• Padronização: aplicação de métodos científicos para obter a uniformidade e reduzir os custos;
• supervisão funcional: os operários são supervisionados por supervisores especializados, e não por uma autoridade centralizada;
• Homem econômico: o homem é motivável por recompensas salariais, econômicas e material.
A empresa era vista...
tracking img