Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O professor americano James Grunig, da Universidade de Maryland, especialista em comunicação empresarial, fez uma extensa pesquisa entre as maiores empresas dos EstadosUnidos, Canadá e Reino Unido para descobrir que aspectos determinam a excelência do gerenciamento da comunicação empresarial.
Em seu livro "Excellence in Public Relations andCommunication Management", aponta 12 características que definem a excelência da comunicação de uma empresa. Algumas são extremamente óbvias e valem para todos os setores da empresa,como a necessidade de recursos humanos competentes, de uma estrutura orgânica e de lideranças.
Mas ele inclui outras qualidades que só tiveram reconhecimento na últimadécada, mesmo em países mais desenvolvidos.
Uma delas é a responsabilidade social, ou como as empresas administram o negócio com os olhos voltados para os efeitos que suas decisõespossam provocar na sociedade.
O professor, que esteve no Brasil em março, concluiu que a excelência empresarial, incluindo a excelência de sua comunicação com os diversospúblicos, não está desvinculada do comportamento social da empresa, da forma com que ela se envolve nas questões sociais ou de seu comprometimento com as causas sociais mais amplas.Outra característica que Grunig observou na empresas bem-sucedidas é o apoio às mulheres e às minorias. Ele constatou que as organizações que têm uma comunicação excelente – esão excelentes nos outros setores – reconhecem o valor da diversidade, empregando mulheres, deficientes físicos e minorias e permitindo seu acesso a cargos de decisão.
Antes,esse tipo de decisão empresarial tinha a ver com paternalismo, assistencialismo ou com os princípio cristão da caridade. Hoje, é exercício da responsabilidade social.
tracking img