Comport. org. slides cap. 7

1665 palavras 7 páginas
PERSONALIDADE E COMPORTAMENTO (Cap. 7, p. 73 a 81)
Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. A formação da linguagem comum com o sentido de "conjunto das características marcantes de uma pessoa". Algumas pessoas são calmas e passivas,enquanto outras são agitadas e agressivas. Quando as descrevemos no que concerne às características como passiviade, agitação, agressividade, ambição ou lealdade, está classificando-as de acordo com os traços da personalidade. Portanto, a personalidade de um indivíduo é a combinação dos traços que utilizamos para descrevê-lo.

Fatores Determinantes da Personalidade: Aspectos hereditários e Aspectos ambientais.

TEORIAS DA PERSONALIDADE:

TEORIA DOS TRAÇOS: parte do princípio de que para entender os indivíduos é preciso que literalmente “segmentemos” os padrões de comportamento em uma série de traços observáveis. Por serem muitos traços relevantes e contribuintes para a formação da personalidade humana, os seus conceito tornou-se e algo difícil de ser operacionalizado. Daí a conclusão de pesquisadores no campo organizacional que reduziu os traços sugeridos em apenas cinco fatores conhecidos como big five.

TRAÇOS DA PERSONALIDADE: (BIG FIVE)

- Extroversão: a pessoa é gregária (significa a tendência que a pessoa tem de estar misturada com as outras, sem distinção e sem controle algum) e sociável(que se relaciona facilmente na sociedade), ao contrário da reservada, tímida e calada.

- Agradabilidade: a pessoa é cooperativa e agradável.

- Consciência: a pessoa é trabalhadora, organizada, confiável.

- Estabilidade emocional: A pessoa é calma, autoconfiante (por oposição à ansiosa, depressiva)

- Abertura à experiência: a pessoa é criativa, curiosa, culta (por oposição à prática, com poucos interesses).

TEORIA PSICODINÂMICA: é inteiramente baseada no trabalho do mestre e criador da

Relacionados

  • CRISTIANEFUZER
    86839 palavras | 348 páginas
  • Plataforma robótica multi-funcional
    38683 palavras | 155 páginas