Recursos hidricos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Recursos Hídricos
Recursos Hídricos




* Recursos Hídricos, o que são?
Os Recursos Hídricos representam a quantidade de água doce quer superficial quer subterrânea que está à disposição do homem.
O planeta Terra é muito especial e devia-se chamar água pois é constituído por aproximadamente 70% de água. A água é um recurso essencial à vida e sem ela não existiríamos. Esta podeconsiderar-se salgada ou doce porém apenas a doce faz parte dos Recursos Hídricos. No planeta Terra encontramos água nos três estados:

Líquido
Líquido
Gasoso
Gasoso

Sólido
Sólido

Img.3- Vapor de água
Img.3- Vapor de água
Img.2- água líquida
Img.2- água líquida
Img.1- Glaciar

Img.1- Glaciar

* Disponibilidade de água na Terra

As regiões onde há grande escassez de água são aAmérica Central, África, Médio Oriente e parte da Ásia, em países como Chile, China, México, entre outros. A escassez de água que se encontra nestas zonas é devida ora às dificuldades financeiras ora as condições climáticas.
As regiões com pouca escassez correspondem a países desenvolvidos nas regiões da Europa, América do Sul e Norte, Sudeste de Ásia e Austrália.
Img.4- Disponibilidade de águana Terra
Img.4- Disponibilidade de água na Terra

* Distribuição de água na Terra
Img.5- Distribuição de água pelo planeta
Img.5- Distribuição de água pelo planeta

Os oceanos representam os maiores reservatórios de água (97,5%), assim os de água doce mais importantes para o Homem representam apenas uma pequena parcela. Como 70% dessa se encontra gelada em glaciares, calotas de gelo e nascoberturas de regiões montanhosas. Assim, a água doce disponível aos seres vivos é uma fracção muito pequena. As águas subterrâneas representam 30% da água potável e as águas superficiais como lagos e rios apenas 0,3%. A partir da análise destes dados apercebemo-nos da importância da preservação da água doce, que é a mais importante, para a indústria, a agricultura e todos os seres vivos. Muitada água utilizada na indústria, agricultura e no uso doméstico é desperdiçada e má utilizada.

* Água disponível
Apenas a água doce presente nos lagos, rios, ribeiros e lençóis de água subterrânea (aquíferos) está potencialmente disponível para o Homem. Nos lençóis de água subterrânea, existe cem vezes mais água do que nos lagos e rios, mas a maior parte está demasiado profunda. Os lençóisde água menos profundos são rapidamente esgotados e grande parte da água superficial corre para o mar ou vai parar a sítios distantes das pessoas que dela precisam.
* Utilização da água
Img.6- Lençol de água subterrânea
Img.6- Lençol de água subterrânea
Quase 60% da população mundial tem nos lençóis de água subterrânea a sua fonte principal de água potável, uma vez que a disponibilidade deágua doce superficial não é suficiente.
A água é maioritariamente utilizada em três sectores específicos:

Uso doméstico
Uso doméstico
Indústria
Indústria
Agricultura
Agricultura

Img.9- Copo de água
Img.9- Copo de água
Img.8- Complexo industrial
Img.8- Complexo industrial
Img.7- Rega na agricultura
Img.7- Rega na agricultura

* Cerca de 10% da água usada no mundo destina-se aoconsumo doméstico. Em alguns países, as perdas de água, por fugas nos sistemas de distribuição, representam 40% do volume inicial, porque as redes de distribuição urbanas são mais longas, o que aumenta o risco de perdas.

* Cerca de 10% da água usada no mundo destina-se ao consumo doméstico. Em alguns países, as perdas de água, por fugas nos sistemas de distribuição, representam 40% dovolume inicial, porque as redes de distribuição urbanas são mais longas, o que aumenta o risco de perdas.

* A nível mundial, gasta cerca de 70% de água, mas mais de metade perde-se através da evaporação ou de escorrência superficial, devido à irrigação não controlada.
* A nível mundial, gasta cerca de 70% de água, mas mais de metade perde-se através da evaporação ou de escorrência...
tracking img