Recurso concurso cef 2012

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Analisando a prova detalhadamente, acredito que apenas a questão abaixo cabe recurso.

Questão 35 – Gabarito 8
Resposta dada pela Banca: A
Objetivo do Recurso: Anular

Questão:
Na composiçãodo sistema financeiro, as principais instituições estão constituídas sob a forma de banco múltiplo, que oferece ampla gama de serviços bancários. Uma das funções básicas dos bancos comerciais é a
(A)captação de depósitos à vista e de depósitos de poupança.
(B) captação dos depósitos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
(C) atuação centrada nos mercados de câmbio, nos títulospúblicos e privados, nos valores mobiliários e nas mercadorias e futuros.
(D) concessão de crédito aos cooperados, quase sempre produtores rurais.
(E) concessão de financiamento de longo prazo para arealização de investimentos em todos os segmentos da economia nacional, com baixas taxas de juros.

Prezada banca examinadora.
Alternativa dada como correta nesta questão afirma que os bancoscomerciais têm como função básica a captação de depósito à vista e de depósito em poupança.
A poupança no qual a questão se refere, copiado do sitio do Bacen, é o ato de poupar e não da caderneta de poupança.Usar o termo “captar através de depósito de poupança” deixa o candidato confuso e subtende-se que a captação referida é a caderneta de poupança, que consta no edital no item 9 – Produtos bancários.Assim o candidato preparado têm dificuldades em marcar a alternativa como correta, haja vista que é de seu conhecimento que:

Segundo a resolução CMN 2.173/1995:
Art. 1º Autorizar as entidadesintegrantes do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) a acolherem depósitos de poupança na modalidade vinculada, destinado à concessão de crédito ao titular da conta para aquisição e/oureforma e ampliação de imóvel, bem como para a construção de imóvel em terreno próprio ou a ser adquirido com os recursos concedidos.

Segundo a resolução CMN 1.443/1988:
I - As sociedades de...
tracking img