Reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Reciclagem

História da reciclagem

Ainda que a reciclagem possa parecer um conceito moderno introduzido com o movimento ambiental da década de 70, ela já existe de fato há cerca de milhares de anos. Antes da era industrial, você não conseguia produzir bens rapidamente e com baixo custo; assim, virtualmente todos praticavam a reciclagem de alguma forma. Os programas de reciclagemde larga escala, porém, eram muito raros: eram os moradores das casas que predominantemente praticavam a reciclagem.
A indústria do papel tem origem na reciclagem. O material começou a ser produzido no mundo a partir da reutilização de trapos, sendo convertido em polpa para gerar outros produtos.
Nas décadas de 30 e 40, a conservação e a reciclagem se tornaram importantesna sociedade dos EUA e em muitas outras partes do mundo. Depressões econômicas fizeram da reciclagem uma necessidade para muitas pessoas sobreviverem, já que elas não podiam pagar por bens novos. Na década de 40, produtos como o náilon, a borracha e muitos metais eram racionados e reciclados para ajudar a suportar o esforço da guerra. A explosão econômica dos anos pós-guerra, porém, causou o fimdo conservacionismo da consciência dos EUA. Não foi antes do movimento ambiental das décadas de 60 e 70, preconizado pelo primeiro Dia da Terra (em inglês), em 1970, que a reciclagem novamente se tornou uma idéia corrente.
No Brasil, não foi diferente: a reciclagem começou simultaneamente ao início da fabricação do papel, há mais de 100 anos. Além de usar o papel descartado após oconsumo, as indústrias importavam celulose para abastecer suas unidades.
A partir da década de 1970, o desenvolvimento das florestas plantadas para fins industriais impulsionou o crescimento do setor, o que estimulou o consumo e, conseqüentemente, a disponibilidade de papéis recicláveis.
Apesar de a reciclagem ter sofrido alguns anos de baixa (por causa da aceitação do público edo mercado de bens reciclados estagnado), de modo geral ela aumentou ano após ano. O sucesso da reciclagem se deve à aceitação do grande público, ao crescimento da economia da reciclagem e às leis que exigem coletas recicladas ou forçam o conteúdo reciclado em determinados processos de manufatura.
O avanço da reciclagem como fonte acessível de matéria-prima limpa está diretamente ligadaàs questões econômicas. Nas últimas décadas, a atividade ganhou força também por conta dos desafios socioambientais dentro do conceito de sustentabilidade.
A palavra reciclagem ganhou destaque na midia a partir do final da década de 1980, quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaçopara a disposição de resíduos e de outros dejetos na natureza. A expressão vem do inglês recycle (re = repetir, e cycle = ciclo).

O que é reciclagem

Reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutilizá-los no ciclo de produção de que saíram. E o resultado de uma serie de atividades, pela quais materiais que se tornariam lixo, ou estãono lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria prima na manufatura de novos produtos.
Reciclagem é um termo originalmente utilizado para indicar o reaproveitamento (ou a reutilização) de um polímero no mesmo processo em que, por alguma razão foi rejeitado. Reciclar outro termo usado é na verdade fazer a reciclagem.
O retorno da matéria primaao ciclo de produção é denominado reciclagem, embora o termo já venha sendo utilizado popularmente para designar o conjunto de operações envolvidas.

Importância e Benefícios da Reciclagem
Sabe-se que a reciclagem traz inúmeros benefícios, tanto para o meio ambiente quanto para o próprio ser humano (único responsável pelo acúmulo de lixo no planeta). A diminuição e a prevenção de...
tracking img