Mapeamento escolar faculdade educacional da lapa fael juliana ferreira rosante luzia menezes de andrade valdinéia barra de sousa pesquisa na prática

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
FAEL

JULIANA FERREIRA ROSANTE
LUZIA MENEZES DE ANDRADE
VALDINÉIA BARRA DE SOUSA

PESQUISA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA ll

CARTOGRAFIA ESCOLAR

JUINA – MT
2011
1. Introdução

Através do mapeamento, podemos observar o funcionamento de uma escola, e assim relatar o foi observado. A observação corriqueira do cotidiano escolar revela, desde logo, como avida da instituição é burocraticamente ordenada de fora para dentro. Do ponto de vista formal, é restrito ou inexistente o espaço de decisão da escola sobre os seus objetivos, formas de organização e gestão, modelo pedagógico e, sobretudo, sobre sua equipe de trabalho. Afirma Mello (1992).
Mapeamos o Colégio São Gonçalo de Juína, que fica localizado à Rua Missionário Gunnar Vingren, nº598 – Bairro módulo 04 na cidade de Juína MT. Esta escola oferece desde Educação Infantil até o Ensino Médio. É uma escola católica que pertence a diocese da cidade de Juina e tem como base a filosofia salesiana com o lema : “Formar bons cristãos e honestos cidadãos”, seguindo o princípio de Dom Bosco, e ainda atendendo os preceitos contidos na LDB no que tange ao plenodesenvolvimento do educando, seguindo os princípios da teoria sóciointeracionista como eixo norteador de todo processo educativo .
Foi criada em 26 de setembro de 1.998, pelos membros da Diretoria do Conselho Diocesano Pastoral, agentes da Pastoral de Juína, tendo como principal representante deste grupo o Reverendíssimo Dom Franco Dalla Valle, Bispo Diocesano de Juina na época. Ele foi oidealizador desse projeto, pois entendia que o aluno tinha que possuir uma vivência em uma escola salesiana, e que essa vivência operaria mudanças no seu modo em seu modo de ser e viver.
Durante o horário matutino funciona o Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e Ensino Médio, e durante o horário vespertino funciona o Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano e a Educação Infantil, sendo que a ala daEducação Infantil fica em bloco separado do Ensino Fundamental.
A escola oferece formação Continuada aos professores, e todos os professores têm curso superior em suas respectivas áreas, e alguns são pós-graduados.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Mapeamentos no Ensino Fundamental.

Observando a escola encontramos uma excelente estrutura física, com uma área total de 15.200m² edificada:trata-se de uma escola particular de classe média-alta, A maioria dos alunos são da região central da cidade e de alguns bairros adjacentes. São filhos de empresários e de profissionais da área comercial e industrial, de proprietários rurais, de profissionais liberais e de profissionais de órgãos públicos: municipais, estaduais e federais, porém também oferece bolsas parciais e integrais a algunsalunos de classe menos favorecida. No início do ano letivo, a escola oferece bolsas para alunos de escolas públicas, que são escolhidos através de provas elaboradas pelos docentes da escola.
A escola é toda de alvenaria, com 10 salas amplas e arejadas, todas com ar condicionado, banheiros masculinos e femininos. Há também uma cozinha com boa estrutura, uma cantina, mesas e cadeiras para lanchesem local coberto. Na entrada principal fica localizada a Secretária Escolar, a Coordenação e Diretoria. Há uma sala para os professores, laboratório de Informática, Biblioteca, Almoxarifado, Auditório e por ser uma escola católica está sendo construída uma capela. O pátio é bem amplo, com um parque com brinquedos como: balanços, escorregadores e gangorras. Há um espaço arborizado com mesas ebancos de madeiras e também bancos de cimento. Durante o recreio há uma escala de professores que monitoram o pátio durante o lanche e a recreação das crianças. A escola conta também com uma quadra coberta para as aulas de Educação Física, piscina infanto juvenil e toda a escola contam com sistema de câmeras de vigilância.
A escola tem 20 funcionários no período vespertino, atendendo o Ensino...
tracking img