Reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
cResumo: Texto de Reciclagem
O itinerário de um reducionismo
* A questão do lixo é um dos mais graves problemas ambientais urbanos.
* Formulação da Política ou Pedagogia dos 3R’s (Reduzir,Reutilizar, Reciclar)
* A educação ambiental nas escolas é abordada de um modo reducionista abordando apenas a ideia da Coleta Seletiva de Lixo, em detrimento de uma reflexão crítica e abrangenteda sociedade de consumo, do consumismo, do modo capitalista de produzir.
* A coleta seletiva deveria ser um tema gerador da discussão para os temas mais complexos ditos anteriormente.
* “Acoleta seletiva é uma alternativa ecologicamente correta que desvia do destino em aterros sanitários ou lixões, resíduos sólidos que podem ser reciclados”. Com isso a vida dos aterros sanitários éprolongada e diminui a extração dos nossos tesouros nacionais

Discurso ecológico alternativo x Discurso ecológico oficial

* Discurso Ecológico Oficial (adotado pelo governo): Mantém os valoresculturais no que se diz respeito ao consumismo, pois acredita que o problema não seria cultural, mas sim técnico (questão do lixo). Acredita que a tecnologia pode resolver esse problema do lixo através doavanço das técnicas de reciclagem.
* Posição moderada e conservadora.
* Problema no consumo insustentável. Exige a técnica da reciclagem para tornar do consumo sustentável* Reciclagem camufla a crítica ao consumismo: “Podem continuar consumindo, pois a reciclagem salvará” (ilusão).
* Altera a ordem de prioridade da política dos 3R’s:
* Máximaimportância a reciclagem em detrimento a redução do consumo.

* Discurso Ecológico Alternativo: A questão do lixo é um problema cultural, devido à cultura do consumismo (“querer comprar sem sernecessário”, “comprar por comprar”. O consumismo é responsável pelos problemas ambientais, e é necessária uma mudança de comportamento, substituindo a devoção pelo consumismo por um consumismo não...
tracking img