Sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Presidente Antônio Carlos
Engenharia Mecânica

Diógenes França

Sociedade não é apenas uma soma de indivíduos?

Conselheiro Lafaiete – MG
Março – 2013

Diógenes Sena de França e Silva

Sociedade não é apenas uma soma de indivíduos?

Trabalho de Sociologia

Prof. Wolmer Ricardo Tavares

Conselheiro Lafaiete – MG
Março – 2013

“Cuidar de seu rebanho, para si mesmo,é comum a todos os demais pastores; mas ao político não cabia o nome que lhe atribuímos; seria necessário, pois um nome que servisse a todos, ao mesmo tempo.”
(Platão)
Sumário
1 – Introdução .................................................................................................. 2
2 – Sociedade.................................................................................................. 3
3 – Padrões Culturais ...................................................................................... 8
4 – Dificuldades em definir Sociedade .......................................................... 13
5 – Conclusão ................................................................................................ 17
6 – Referências Bibliográficas....................................................................... 18

1- Introdução
O termo “sociedade” é comumente usado para designar o coletivo de pessoas. Sendo este, o âmbito máximo com o qual o termo pode ser usado. Porém é fácil percebermos que há qualquer coisa de errado em usarmos tal termo de tal maneira. Parece-nos claro que o uso do termo “sociedade”, no sentido mais fraco do termo, não capta o realsentido da palavra. Seria difícil aceitarmos que uma pessoa qualquer “a”, que viva em Londres, possa viver em sociedade com uma pessoa qualquer “b”, que viva em Tóquio. Por mais que tanto a pessoa “a”, quanto a pessoa “b” compartilhem certas semelhanças - seja a mínima de serem humanos – ainda sim a distância que as separa, impõe às mesmas certas diferenças. Tais diferenças parecem serfundamentais para discutirmos o tema.
Portanto, proponho neste trabalho, limitar o âmbito do termo “sociedade” com o intuito de restringi-lo a uma definição que proporcione ao mesmo captar de maneira mais intuitiva nossas noções de sociedade. Para tal tarefa, seguirei alguns passos que julgo serem fundamentais para o cumprimento do objetivo proposto. Tais passos serão: primeiramente apresentar definiçõesmais comuns do termo sociedade, com o objetivo de analisarmos o que cada definição nos diz e qual o problema enfrentado por cada definição. O segundo passo será analisar quais os pontos centrais da definição do termo “sociedade”, como por exemplo, a cultura, a religiosidade, etnia, política, crenças e valores. O terceiro e último passo será mostrar a dificuldade em definirmos o termo, dada cada umdos tópicos apresentados no segundo passo.

2- Sociedade
Algumas das mais comuns definições do termo sociedade, dada pelo dicionário Michaelis, compreende o termo “sociedade” pelas seguintes conjecturas:

“1 Conjunto relativamente complexo de indivíduos de ambos os sexos e de todas as idades, permanentemente associados e equipados de padrões culturais comuns, próprios para garantir acontinuidade do todo e a realização de seus ideais. Nesse sentido, o mais geral, a sociedade abrange os diferentes grupos parciais (família, sindicato, igreja etc.) que dentro dela se formam. 2 Organização dinâmica de indivíduos autoconscientes e que compartilham objetivos comuns e são, assim, capazes de ação conjugada.” (Michaelis, Dicionário Online de Língua Portuguesa)

Dadas seguintes definições,podemos destacar alguns pontos que nos parecem interessantes, como por exemplo, na primeira definição, a expressão “conjunto relativamente complexo”. A palavra conjunto dá-nos a ideia de união, ou seja, o que está em causa nesta primeira definição é que uma sociedade é uma união de pessoas. Esta união que não distingue as pessoas pelo sexo, ou pela idade. Distinguem as pessoas segundo duas...
tracking img